“Vidas Indígenas” apresenta relatos de povos originários brasileiros em série apresentada no Museu das Culturas Indígenas

Projeto realizado pelo Museu da Pessoa traz registros para preservação de histórias de povos indígenas brasileiros; público poderá conhecer série audiovisual na próxima terça-feira (23/04), às 15h, no Museu das Culturas Indígenas

Ingressos estão disponíveis no site: https://museudasculturasindigenas.org.br/

Mulher em pé em frente a água

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Indígenas da etnia Waraoda contam suas histórias no projeto “Vidas Indígenas”. Foto: frame do vídeo

São Paulo, abril de 2024 – Na próxima terça-feira (23/04), o Museu das Culturas Indígenas (MCI) promoverá a apresentação do projeto “Vidas Indígenas”, realizado pelo Museu da Pessoa, que consiste em um registro para a preservação de histórias de povos indígenas do Brasil. O MCI é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim.

Neste encontro, às 15h, o Museu da Pessoa compartilhará os produtos culturais produzidos no âmbito do projeto “Vidas Indígenas”. Estarão presentes representantes e lideranças indígenas envolvidas na gestão compartilhada do Museu das Culturas Indígenas e Marcia Trezza e Aline Scolfaro, da coordenação do projeto “Vidas Indígenas”; Marcos Terra, diretor-executivo do Museu da Pessoa; e Rosana Miziara, relações institucionais e governamentais do Museu da Pessoa. O evento é aberto para o público e as inscrições estão abertas no site.

O objetivo da parceria é trazer para a programação do Museu das Culturas Indígenas e apresentar ao público o acervo da iniciativa, que conta com mais de 270 histórias de indígenas, de 72 povos originários, que vivem em diferentes regiões do Brasil, compondo mais de 17 mil minutos de registro audiovisual em línguas indígenas. O projeto conta, ainda, com produtos culturais como: documentários, vídeos editados, exposições e coleções digitais, livro, podcast, masterclasses e outros.

Os registros feitos pelo projeto são fundamentais para preservar e disseminar a memória local, os saberes tradicionais e fomentar a conexão intergeracional nas comunidades. O Museu da Pessoa também realizou uma exposição híbrida dedicada a narrativas indígenas, a “Vidas Indígenas: modos de habitar o mundo”.

Museu da Pessoa apresenta “Vidas Indígenas” no Museu das Culturas Indígenas

Data e horário: 23/04/24, às 15h

com retirada de ingresso no site: https://museudasculturasindigenas.org.br/

Sobre o MCI

Localizado na capital paulista, o Museu das Culturas Indígenas (MCI) é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari – Organização Social de Cultura, em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Aty Mirim.

Sobre o Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa (www.museudapessoa.org) é um museu virtual e colaborativo fundado em São Paulo em 1991, com o objetivo de registrar, preservar e transformar histórias de vida de toda e qualquer pessoa em fonte de conhecimento, compreensão e conexão. O Museu da Pessoa conta com um acervo de mais de 18 mil depoimentos em áudio, vídeo e texto e cerca de 60 mil fotos e documentos digitalizados de brasileiros e brasileiras de todas as regiões, idades, classes e atividades. Desde seu início, sua plataforma virtual contabiliza mais de 2.500.000 acessos únicos. O projeto educativo já alcançou 1455 escolas públicas, impactando mais de 56 mil alunos em 69 municípios do Brasil. O Museu possui 96 livros publicados com mais de 76 mil exemplares distribuídos. Sua sustentabilidade financeira é mantida através do planejamento e produção de mais de 300 projetos de memória desenvolvidos para instituições e empresas.

Museu das Culturas Indígenas

Endereço: Rua Dona Germaine Burchard, 451, Água Branca – São Paulo/SP