Pular para o conteúdo principal

Pesquisa e Referência

As metodologias, ações e projetos do Programa de Acervos do Museu das Culturas Indígenas estão em processo de construção, em conformidade com a proposta de gestão compartilhada junto aos povos indígenas do Estado de São Paulo. Tão logo elas sejam formalizadas, serão disponibilizadas ao público neste site.

Como premissa, entende-se que as atividades do Programa de Acervos devem estar orientadas não apenas à formação de acervos museológicos, bibliográficos e de memória institucional para o MCI, mas também para o fomento à salvaguarda do patrimônio material e imaterial dos povos indígenas em ações em seus próprios territórios.

Por isso, a equipe do Programa de Acervos constrói e discute as suas metodologias junto a um Grupo de Trabalho da gestão compartilhada sempre de modo orientado a desenvolver políticas e soluções sensíveis aos contextos indígenas e replicáveis nos diferentes espaços e territórios onde vivem os povos originários.

Indígenas lendo livros

DOAÇÕES PARA O ACERVO

Como a política de acervos do Museu das Culturas Indígenas está em processo de formulação, por essa razão o Museu não recebe doações de itens para seus acervos. As futuras políticas de acervo, bem como as orientações a pessoas que queiram fazer doações, serão oportunamente disponibilizadas neste site.

BIBLIOTECA

O acervo bibliográfico do MCI está sendo formado a partir de discussões da equipe junto aos partícipes da gestão compartilhada, inicialmente com o propósito de disponibilizar materiais de referência à própria equipe do Museu, bem como materiais de interesse para o público visitante.

Em breve, serão formalizadas as políticas de acesso a esses materiais, bem como os procedimentos para consulta ao material. Estas políticas poderão ser consultadas no site.

CENTRO DE PESQUISA E REFERÊNCIA

O Centro de Pesquisa e Referência (CPR) faz parte do Programa de Acervos do MCI e se encontra em processo de construção no âmbito da gestão compartilhada junto aos povos indígenas do Estado de São Paulo.

Uma função a ser cumprida pelo CPR é sistematizar a informação disponível a respeito de povos indígenas, seguindo linhas de pesquisa construídas pela equipe do MCI em discussão com suas instâncias de gestão compartilhada, de modo a apoiar as atividades desenvolvidas nos vários programas do MCI. As metodologias pelas quais isso será realizado estão em processo de construção e discussão.

Outra função do CPR é apoiar a formalização da pesquisa produzida internamente pelas diferentes equipes do MCI e disponibilizar esse conhecimento ao público.

PESQUISA INTERNA

O Centro de Pesquisa e Referência está voltado a apoiar a formalização dos processos de pesquisa do Museu das Culturas Indígenas na construção dos seus documentos norteadores de políticas e projetos, como é o caso do Plano Museológico.

O CPR desenvolve suas atividades por meio da construção de protocolos e metodologias de produção e gestão de informação, seja ela de caráter arquivístico, bibliográfico ou museológico.

PESQUISA EXTERNA

A pesquisa junto a comunidades indígenas no Brasil é regulada por codificações de ética em pesquisa e, especialmente, pela Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho. Por essa razão, um protocolo de consulta relativo a pesquisas externas está sendo desenvolvido em discussão com suas instâncias de gestão compartilhada.

Além de permitir acesso remoto, o Centro de Pesquisa e Referência disponibilizará no futuro um espaço de atendimento a usuários interessados em explorar as bases de dados e acervos de referência em processo de construção. Quando isso acontecer, as informações relativas a horários de atendimento e agendamento estarão disponíveis nesta página.

BUSCAR

Todos os direitos reservados © Museu das Culturas Indígenas 2023 | Desenvolvido por Inova House 

Integração