Pular para o conteúdo principal

Conheça o Núcleo

Indígenas reunidos na área externa do Museu das Culturas Indígenas

O Núcleo de Exposições e Programação Cultural do MCI atua por meio de ações de diferentes formatos, tendo em vista o diálogo com as sociedades indígenas e não indígenas. Seu objetivo é propiciar um maior conhecimento sobre as histórias e culturas indígenas desde os pontos-de-vista dos próprios povos originários, com o compromisso de romper as visões hegemônicas e preconceituosas sobre os povos indígenas. 

A Programação desenvolve atividades em múltiplas linguagens culturais e artísticas de sorte que os povos indígenas falem de si mesmos e por si mesmos, utilizando seus próprios modos de organização política e de transmissão, os quais fundamentam as produções estéticas, educativas, filosóficas e culturais de seus movimentos, em toda sua diversidade. 

As exposições são ferramentas de diálogo intercultural, desenvolvidas de maneira colaborativa, que têm como finalidade interagir por meio de múltiplas linguagens, trazendo informações da cultura, existência e luta dos povos indígenas. 

O Núcleo de Exposições e Programação considera as perspectivas, ideias, e intenções dos territórios, privilegiando a resistência e o protagonismo indígena em contraposição ao seu apagamento histórico. Também abraça os desafios vividos pelas pessoas e coletividades indígenas não aldeadas, e que vivem no contexto urbano.

BUSCAR

Todos os direitos reservados © Museu das Culturas Indígenas 2023 | Desenvolvido por Inova House 

Integração