Pular para o conteúdo principal

Centro de Pesquisa e Referência

Sobre o CPR

O Centro de Referência do Museu das Culturas Indígenas é o setor da instituição responsável por pesquisar, documentar e difundir as referências patrimoniais materiais e imateriais que compõem o acervo do MCI.

As metodologias, ações e projetos do Programa de Acervos do Museu das Culturas Indígenas estão em processo de construção, em conformidade com a proposta de gestão compartilhada junto aos povos indígenas do Estado de São Paulo. Tão logo elas sejam formalizadas, serão disponibilizadas ao público neste site.

Como premissa, entende-se que as atividades do Programa de Acervos devem estar orientadas não apenas à formação de acervos museológicos, bibliográficos e de memória institucional para o MCI, mas também para o fomento à salvaguarda do patrimônio material e imaterial dos povos indígenas em ações em seus próprios territórios.

Por isso, a equipe do Programa de Acervos constrói e discute as suas metodologias junto a um Grupo de Trabalho da gestão compartilhada sempre de modo orientado a desenvolver políticas e soluções sensíveis aos contextos indígenas e replicáveis nos diferentes espaços e territórios onde vivem os povos originários.

  • Coleções;
  • Banco de dados;
  • Links de referência;
  • Colabore;
  • Atendimento.

Coleções

Por se tratar de um museu em processo de construção ainda em fase inicial e sua estrutura física atual do museu, em diálogo com o Conselho Aty Mirim está em curso a definição de uma política de formação de acervo do museu e, consequentemente, uma política de gestão de acervos.

Por meio das atividades do GT de Pesquisa e Acervo serão definidas diretrizes, conjuntos e temáticas prioritárias da política de formação de acervos do MCI, que deverá ser instituída em diálogo estreito com os demais programas institucionais, considerando subsídios informacionais de caráter histórico, antropológico, etnográfico e museológico para sua fundamentação.

A utilização, incluindo a reprodução, de itens do acervo e coleções do Museu das Culturas Indígenas será regulada conforme Política de Direitos Intelectuais, em respeito aos direitos pessoais, intelectuais, e coletivos garantidos aos povos indígenas na legislação brasileira e nas normativas internacionais.

Banco de Dados

Tendo em vista a materialidade e as dimensões imateriais do patrimônio cultural sob as perspectivas indígenas, o CPR efetua estudos e ações que fundamentem diferentes formas de execução de planos de salvaguarda do patrimônio museológico do MCI.

Como ponto de partida, o GT de Pesquisa e Acervos deliberou pela disponibilização de uma primeira versão da base de dados com foco nas seguintes linhas de pesquisa:

Artistas indígenas

O MCI é um espaço privilegiado para promover a visibilização e valorização das expressões artísticas dos povos originários, tanto com relação às artes tradicionais como em relação às artes indígenas contemporâneas. Consulte por ordem alfabética os artistas já mapeados pelo MCI.

Associações indígenas

O reconhecimento dos direitos e da autonomia de povos originários, a construção de experiências culturais transformadoras, o respeito pela vida, pela mãe-terra e pelas pessoas sem discriminação são alguns dos pressupostos que alicerçam as associações que fazem parte do movimento indígena. Consulte por ordem alfabética as associações indígenas já mapeadas pelo MCI.

Coleções indígenas

Ao mapear coleções indígenas, tangíveis e intangíveis, o MCI espera contribuir para o reconhecimento, valorização e preservação do patrimônio cultural indígena, tanto em relação aos museus indígenas como também em relação às coleções salvaguardadas em museus etnográficos, antropológicos, arqueológicos e históricos. Consulte por ordem alfabética as coleções indígenas já mapeadas pelo MCI.

Links de referência

Colabore

Critérios do CPR para Recebimento de Materiais em Doação:

Nem todo o material bibliográfico doado à biblioteca do CPR será por ela aceito, pois o material que integra o acervo seja comprado ou doado tem um custo final. No caso das doações, esse custo se explica pela contratação de mão-de-obra (bibliotecários, assistentes), e custos estruturais (material de expediente, espaço físico, limpeza e manutenção). Assim, o doador deverá preencher o Formulário para doação de materiais bibliográficos no qual lhe é dado ciência de que as obras passarão por critérios iguais aos do material comprado para serem incorporados ao acervo. E, a sua seleção e tratamento se dará de acordo com a Política de Desenvolvimento de Coleções estabelecida pelo CPR – Museu das Culturas Indígenas.

Biblioteca – Aquisições

Em virtude da política de seleção e aquisição de material bibliográfico, o CPR – Museu das Culturas Indígenas estabelece alguns critérios para o recebimento de doações:

  • Qualidade temática do conteúdo;
  • Autoridade do autor/editor;
  • Demanda;
  • Atualidade da obra;
  • Custo justificado;
  • Quantidade (excesso/escassez) sobre o assunto na Biblioteca;
  • Idioma acessível;
  • Usuários potenciais; 
  • Condições físicas do material.

Instruções para a doação:

1. Toda doação deve ser precedida de consulta ao CPR sobre o interesse;
2. Não aceitamos doações de revistas, módulos, relatórios, etc. Elas se referem apenas a livros.
3. O doador deve enviar a relação dos livros para pré-seleção, em listagem única, descrevendo o nome do autortítuloediçãoeditoravolume e ano;
4. O material selecionado deve ser entregue na sede do Museu das Culturas Indígenas;
5. O CPR, quando do recebimento da doação (com o material em mãos), tem autonomia para realizar a seleção qualitativa e quantitativa para incorporar, devolver, repassar ou descartar o material. 
6. São aceitos os materiais quando:
a) O assunto estiver relacionado temas de interesse e linhas de pesquisa do MCI;
b) Completar o acervo, mediante incorporação de materiais relevantes, atualizados e completos;
c) Necessitar de novos exemplares para atender à demanda;
d) Suprir falhas de coleção;
e) Substituir materiais danificados ou extraviados;
7. Não são aceitos materiais com as seguintes características:
a) Obras danificadas ou em mau estado de conservação;
b) Cópias reprográficas sem autorização do autor.

O Centro de Pesquisa e Referência do MCI poderá dispor livremente das obras recebidas por doação, incorporando-as ou não ao acervo. As mesmas serão doadas para outras instituições quando não estiverem de acordo com os critérios estabelecidos pela Política de Desenvolvimento de Coleções ou descartados quando não estiverem em condições físicas de uso.

Para doação de materiais bibliográficos à Biblioteca do CPR-MCI é necessário preencher o Formulário para doação de materiais bibliográficos em duas vias (uma via do doador e uma via da biblioteca) e, entregar juntamente com o material doado. O funcionário do CPR-MCI ao receber o material deverá assinar e entregar a via do doador.

Atendimento

O Centro de Referência do MCI presta atendimento exclusivamente remoto. A realização de pesquisas de ser agendada através dos seguintes contatos: cpr@museudasculturasindigenas.org.br.

Pesquisas acadêmicas estão sujeitas a um protocolo de solicitação específico.

Solicitações de uso 

Todo o acervo do MCI é protegido por direitos autorais, inclusive o conteúdo publicado no site (vide Termos de Uso). Para solicitar o uso de quaisquer materiais, entre em contato com o Centro de Referência. 

BUSCAR

Todos os direitos reservados © Museu das Culturas Indígenas 2023 | Desenvolvido por Inova House 

Integração