Museu da Pessoa apresenta “Vidas Indígenas” no Museu das Culturas Indígenas

gratuita, mediante inscrição antecipada

Classificação:

Livre

Neste evento, que marcará a parceria que está sendo firmada entre Museu das Culturas Indígenas e Museu da Pessoa, serão exibidos os diversos novos produtos culturais criados no âmbito do programa “Vidas Indígenas”, que tem como objetivo o registro e a preservação de histórias de povos indígenas do Brasil, fomentando a conexão intergeracional nas comunidades em que os projetos são realizados. Ao longo dos últimos anos, o programa realizou três grandes projetos: “Indígenas Pela Terra e Pela Vida”, “Vidas Indígenas Maranhão” e “Memória, Território e Patrimônios Imateriais do Rio Negro”; como resultado, cada projeto conta com documentários, vídeos editados, exposições e coleções digitais, livro, podcast, masterclasses e outros.

Representantes do Museu da Pessoa e indígenas atuantes nestes projetos também falarão sobre o desenvolvimento da Tecnologia Social da Memória, metodologia própria do Museu da Pessoa e de técnicas do audiovisual, em que os participantes dos projetos constituem-se como “Guardiões da Memória”, sentindo-se reconhecidos como agentes de transformação e de preservação das memórias de seu povo, dando continuidade e amplificando as ações construídas ao longo do projeto, na perspectiva de formação de uma grande rede e fazendo homenagens aos seus anciãos.

Museu da Pessoa
Museu virtual e colaborativo fundado em São Paulo, em 1991, com o objetivo de registrar, preservar e transformar histórias de vida de toda e qualquer pessoa em fonte de conhecimento, compreensão e conexão. Conta com um acervo de mais de 18 mil depoimentos em áudio, vídeo e texto e cerca de 60 mil fotos e documentos digitalizados de brasileiros e brasileiras de todas as regiões, idades, classes e atividades. Desde seu início, sua plataforma virtual contabiliza mais de 2,5 milhões de acessos únicos. O projeto educativo já alcançou 1455 escolas públicas, impactando mais de 56 mil alunos em 69 municípios do Brasil. O Museu possui 96 livros publicados com mais de 76 mil exemplares distribuídos. Sua sustentabilidade financeira é mantida através do planejamento e produção de mais de 300 projetos de memória desenvolvidos para instituições e empresas.