Pular para o conteúdo principal

Saúde da mulher no contexto indígena é tema de encontro no Museu das Culturas Indígenas

Roda de conversa reúne lideranças indígenas femininas e representantes do Centro Referência e Cidadania da Mulher (CRCM) da cidade de São Paulo; ingressos estão disponíveis no site: https://museudasculturasindigenas.org.br

Mulheres contam sobre o acesso à saúde em contexto indígena no MCI. Acervo MCI – Foto: Ypituna Pankararu

São Paulo, março de 2024 – O Museu das Culturas Indígenas (MCI), em parceria com a Casa da Mulher – 25 de Março, que é um Centro de Referência e Cidadania da Mulher (CRCM), realizará um encontro sobre acesso à saúde e a luta das mulheres indígenas por direitos, nesta quinta-feira (21 de março) às 10h. O MCI é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Est

ado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim.

Neste encontro, representantes femininas indígenas e do serviço social do CRCM abordarão o atendimento público nos contextos dos territórios e da cidade, a conexão entre a medicina tradicional e os saberes tradicionais, além de tratar de um assunto fundamental, a prevenção e a reflexão acerca das violências que acometem às mulheres.

O Centro de Referência e Cidadania da Mulher (CRCM) Casa da Mulher – 25 de março é um serviço especializado e multiprofissional (psicossocial, social e jurídico) voltado à mulher em situação de violência. É mantido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e sua Coordenação de Política para Mulheres, com gestão do Centro de Integração Assistencial e Profissional (CIAP) São Patrício.

Articulação feminista indígena

Lideranças, ativistas e artistas indígenas ganham cada vez mais protagonismo nas lutas dos povos originários. Um mapeamento realizado pelo Instituto Socioambiental (ISA), em fevereiro de 2020, indicou a existência de 85 organizações de mulheres indígenas e sete organizações indígenas que possuem departamentos de mulheres, totalizando 92 organizações, presentes em 21 estados do país. Os dados indicam a articulação feminista nas lutas por território, no combate a todo tipo de violência e na preservação de suas culturas e direitos.  

Um dos destaques da articulação feminista indígena é a Marcha das Mulheres Indígenas, realizada em Brasília. Organizada pela Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA), a terceira e mais recente edição contou com a participação de mais de 200 mulheres de diferentes povos e regiões do Brasil, que mobilizaram temas como justiça climática, saúde mental, participação em políticas públicas, enfrentamento às violências e integração entre o movimento de mulheres negras, quilombolas e de populações tradicionais.  

Atendimento público 

Criada em 2010, a Secretaria de Saúde Indígena (SESAI) do Ministério da Saúde atende mais de 762 mil indígenas em diversas comunidades no Brasil. O atendimento é realizado por cerca de 22 mil profissionais, sendo 52% indígenas, que promovem atenção primária à saúde a partir das especificidades epidemiológicas e socioculturais dos povos.  

SERVIÇO

Mês da Mulher: acesso à saúde e a luta das mulheres por direitos no contexto indígena

Data e horário: 21 de março, às 10h

Participação gratuita e ingressos disponíveis no site.

Sobre o MCI – Localizado na capital paulista, o Museu das Culturas Indígenas (MCI) é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari – Organização Social de Cultura, em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Aty Mirim.

Local: Museu das Culturas Indígenas

Endereço: R. Dona Germaine Burchard, 451, Água Branca, São Paulo/SP

Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 18h; às quintas-feiras até às 20h; fechado às segundas-feiras (exceto feriados)

Telefone: (11) 3873-1541

E-mail: contato@museudasculturasindigenas.org.br

Site: www.museudasculturasindigenas.org.br

Redes sociais

Instagram (@museudasculturasindigenas)

Facebook (/museudasculturasindigenas)

Twitter (@mcindigenas)

YouTube (@museudasculturasindigenas)

IMPRENSA          

Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo   

Assessoria de Imprensa   

(11) 3339-8062 / (11) 3339-8585   

(11) 99370-2761 – Plantão   

imprensaculturasp@sp.gov.br     

Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube 

AGÊNCIA GALO

Assessoria de Imprensa – Museu das Culturas Indígenas

contato@agenciagalo.com 

Laiz Sousa

(11) 98184-4575

laiz.sousa@agenciagalo.com

BUSCAR

Todos os direitos reservados © Museu das Culturas Indígenas 2023 | Desenvolvido por Inova House 

Integração