Programa de Formação nos Territórios

O “Programa de Formação nos Territórios” do Museu das Culturas Indígenas é uma iniciativa dedicada a realizar atividades formativas diretamente em comunidades indígenas, respeitando seus processos e métodos locais. Este programa integra diferentes conteúdos e metodologias, ajustando-se ao contexto, cultura e tradição de cada território. A partilha dos saberes tradicionais indígenas desempenha um papel crucial na valorização cultural, na convivência intergeracional e na promoção de práticas sustentáveis. Essa troca vai além do simples compartilhamento de informações, representando uma rica fonte de memória coletiva que abrange aspectos essenciais da vida, como métodos agrícolas sustentáveis, práticas medicinais ancestrais e tradições educacionais.

Pensando nisso, buscamos realizar projetos e atividades formativas integralmente nos territórios indígenas, conciliando a troca de saberes de mestres indígenas com práticas educativas em diálogo com a sociedade em geral. Esse processo traz a reflexão e a experiência do olhar, da escuta e da construção de narrativas, unindo saberes tradicionais que são científicos, xamânicos, conceituais e contemporâneos, amadurecidos ao longo dos séculos. Nosso programa de formação nas Escolas-Vivas reconhece a importância dos territórios e busca atender às demandas indígenas, criando espaços para encontros coletivos, veiculação de histórias, práticas educativas e compartilhamento de memória. Além disso, aprimora estratégias de registro do patrimônio imaterial, protegendo conteúdos e modos de fazer, saber e ensinar, contribuindo para a preservação das tradições culturais e fortalecendo a identidade cultural.

Essas atividades não apenas salvaguardam tradições ancestrais, mas também fortalecem a autonomia das comunidades indígenas na gestão e proteção de seu próprio patrimônio cultural. Elas enriquecem a sociedade global, oferecendo perspectivas inovadoras sobre a interação harmoniosa entre seres humanos e o meio ambiente. Ao reconhecer e valorizar os saberes tradicionais, não apenas honramos a diversidade cultural, mas também abrimos portas para abordagens mais holísticas e sustentáveis em áreas como educação, saúde e preservação ambiental.

As atividades do programa cumprem uma missão fundamental do Museu das Culturas Indígenas ao reconhecer e promover as Escolas Vivas nos territórios, visibilizando os povos indígenas através de ações educativas que promovem a discussão sobre suas histórias, lutas, saberes e produções, destacando suas vozes e proporcionando uma compreensão da diversidade das comunidades indígenas no Brasil.