Pular para o conteúdo principal

Para Educadores

O Núcleo de Transformação e Saberes (NUTRAS) tem como um de seus objetivos a formação de educadores e o fornecimento de materiais educativos para uso em sala de aula. Para isso, realizamos atualmente atividades formativas mensais intitulada “Formação de Professores: Temáticas Indígenas na Educação” ministradas pelos mestres de saberes com o objetivo de preparar os educadores para abordar a temática indígena em espaços educativos, em consonância com a Lei nº 11.654/2008.

Para além das atividades formativas de educadores, têm sido desenvolvidos materiais educativos voltados para o uso nos encontros com educadores e nas visitas mediadas, e também para uso nas escolas; além da concepção de um curso de longa duração.

Orientações

O Museu das Culturas Indígenas oferece a oportunidade de uma relação direta com os mestres e seus saberes.  Valorizamos a experiência da mediação e da escuta, e recomendamos que todos desfrutem desse privilégio.

Recomenda-se a todos os educadores, sobretudo àqueles que desejam fazer uma visita escolar ao Museu, que conheçam previamente o local e as exposições. Para uma visita em grupo mais proveitosa, é aconselhável que sejam feitas atividades diagnósticas e levantamento de dúvidas e questionamentos, como forma de preparar os alunos para a visita e apresentar previamente a temática do museu. 

Podem ser discutidos os espaços do museu, obras e artistas expostos, conceitos fundamentais, dinâmica de visitação e a presença dos mestres de saberes. Essa organização anterior é fundamental para garantir que a visita seja aproveitada plenamente. Após a visita, sugere-se a realização de atividades para sistematizar e consolidar os conhecimentos e percepções que surgiram durante a presença no museu.

Boletins para Educadores

Avaliações

Se você é educador ou estudante e visitou o Museu das Culturas Indígenas, avalie como foi a sua visita pelos formulários abaixo:

BUSCAR

Todos os direitos reservados © Museu das Culturas Indígenas 2023 | Desenvolvido por Inova House 

Integração