Tempestade e chuva de granizo atingem aldeias indígenas no litoral sul de São Paulo; campanhas arrecadam doações

São Paulo, 27 de outubro de 2023 – Uma tempestade com chuva de granizo provocou estragos em cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, nesta quinta-feira (26), atingindo diversas aldeias indígenas. A Defesa Civil registrou as ocorrências e está monitorando os locais que ainda oferecem perigo.

Um dos municípios mais atingidos foi Itanhaém, com ocorrências de destelhamentos, quedas de árvores e interrupção de energia elétrica. No município, cerca de 200 indígenas – a maioria da etnia Guarani – foram diretamente afetados e estão desabrigados.  Houve perda total de roças e árvores frutíferas.

Moradores das terras indígenas Aldeinha Nhande Pouwa, Nhamandu Owa, Nhanderekóa e Rio Branco, crianças, jovens, adultos e idosos estão dependendo de doações de parceiros e da população em geral. Também foram atingidas as aldeias de Cerro Korá, TI Aguapeú, Arapyau, TI Aguapeu, Barigui, TI Itaoca, no município de Mongaguá, além da aldeia Tabaçu, na TI Piaçaguera, município de Peruíbe.

Campanhas de arrecadação de alimentos, roupas, colchões, cobertores, telhas e até água potável estão concentrando as doações na sede regional da Funai em Itanhaém, que fica na Av. Condessa de Vimieiros, 700 – Centro. O telefone para contato é (13) 99130-4848.

“Nunca tinha vista algo parecido. Na madrugada, foi assustador. Tivemos nove aldeias fortemente atingidas e estamos contando com doações de parcerias para socorrer os desabrigados. Toda ajuda é bem-vinda”, relata cacique Ubiratã Gomes Awá,  coordenador da Funai da região Sul-sudeste.

Fotos do Ciclone em Cerra Korá

Fotos do Ciclone em Aldeinha