Vivência: tradições culturais e bem viver Mura

R. Dona Germaine Burchard, 451 - Água Branca, São Paulo/SP

21/01/2023, das 10h às 18h

gratuita

contato@museudasculturasindigenas.org.br

Garanta seu Ingresso

Os Mura são um povo indígena que habita as áreas do rio Madeira, Purus e Amazonas, no estado do Amazonas. Estão presentes também em centros urbanos, no Amazonas e em Rondônia. Suas lutas, em confluência com a de outros povos, reivindicam o reconhecimento como povo indígena frente aos processos de desestabilização de sua vivência, consequência dos violentos processos coloniais. As memórias dos parentes, que passam de geração em geração – com muito cuidado foram registradas pela Marcia Mura em suas pesquisas acadêmicas –, das práticas de todo dia, de criação de grafismos e pinturas corporais, artesanias e a luta política que perpassa todos estes saberes e estas ações. Neste evento, com Marcia Mura e Tanan Mura, seu filho, serão apresentadas algumas dessas histórias e de suas práticas culturais.

A vivência será dividida em três atividades e o público poderá se inscrever para elas separadamente:

10h-12h – Apresentações de conceituações da arte, da escrita, das ações culturais-políticas como recuperação e fortalecimento da memória Mura.

14h – 16h A vivência Grafismos indígenas e a recuperação cultural do povo Mura é uma atividade formativa que possibilita a aproximação física com os saberes apresentados na atividade ocorrida no horário da manhã. Neste momento, os participantes serão convidados a serem pintados para experienciar os grafismos corporais indígenas, com tintas de urucum e jenipapo.

16h-18h Como finalização, será feito o lançamento do livro “Tecendo Memória Mura e de outros parentes” de Márcia Mura. Também serão apresentadas outras produções culturais do coletivo Mura para mostra e venda.