Pular para o conteúdo principal

Lançamento do livro “Onimangá – Brincadeiras Indígenas Guaranis”, de Tiago Nhandewa

Local:

Museu das Culturas Indígenas (R. Dona Germaine Burchard, 451 - Água Branca - São Paulo/SP)

Data:

24/02/2024, das 14h às 16h

Entrada:

gratuita, mediante inscrição antecipada

Vagas:

20 pessoas

Informações:

(11) 3873-1541 ou contato@museudasculturasindigenas.org.br

O Museu das Culturas Indígenas recebe o lançamento do livro “Onimangá – Brincadeiras Indígenas Guaranis”, escrito por Tiago Nhandewa, com ilustrações de Jonas Estevam Malakuiawa-Maragua. O livro apresenta diversas brincadeiras que são parte da vida de crianças brasileiras, como peteca e pular corda, mas sob a perspectiva das vivências espirituais, das crenças e da cultura indígena Guarani. Com o olhar amplificado, são apresentadas as possibilidades de praticar as atividades com pequenos grupos de crianças, em contextos escolares, de excursões a parques ou visitas em aldeias.

Em 24 de fevereiro o MCI recebe o autor para roda de conversa a respeito do livro, sendo uma oportunidade para o público interagir com a obra e sua história.

Onimangá – Brincadeiras Indígenas Guaranis
Autor: Tiago Nhandewa
Ilustração: Jonas Estevam Malakuiawá
Editora: Cintra | São Paulo, 2023
45 páginas
Idioma: Português
Literatura Infantil

Tiago Nhandewa, pertence à etnia Guarani Nhandewa. Mora na cidade de Piraquara (PR). Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS-USP), Mestre em Antropologia Social (PPGAS-USP), Especialista em Antropologia, pelo Centro Universitário Sagrado Coração (Unisagrado), possui formação em Pedagogia Intercultural (USP), Pedagogia Convencional (Unisagrado) e graduação em História pelo Centro Universitário de Maringá (UniCesumar). Foi membro do Núcleo de Educação Escolar Indígena e co-fundador do Fórum de Articulação dos Professores Indígenas do Estado de São Paulo (Fapisp). É autor dos livros “Quando eu caçava Tatu e outros bichos” (publicação independente, 2020) e “Onimangá – brincadeiras indígenas” (Cintra Editora, 2023).

BUSCAR

Todos os direitos reservados © Museu das Culturas Indígenas 2023 | Desenvolvido por Inova House