Lançamento do Livro Dramatúrgico “Mar À Vista – Ma’é Yyramoī”

10/11/2023, das 10h às 12h e das 14h às 16h

gratuita, mediante inscrição antecipada

“Mar à Vista – Ma’é Yyramoĩ” é escrita por Luz Bárbara, Kariri migrante da Parahyba em São Paulo, em parceria com o Clã Tupi-guarani da Terra Indígena Piaçaguera das Aldeias Tapirema e Tabaçu Rekó Ypy, contemplada pelo ProAC e com editoração pela Editora Casa Philos. A dramaturgia conta uma história fictícia sobre a origem da família Tupi-guarani e teve versão Tupi-Guarani escrita por Luã Apyká, Dora Dina Cunhã Dju e André Mirindju, com revisão e apreciação realizadas por Catarina Delfina Cunhã Nymbopy’ruá, Carol Piñero, Juão Nyn, André Mirindju e Tayná Delfina.

Através de personagens que contam e recontam suas histórias, a obra fala do amor de Tatatĩdjary por sua família e de seu chamado para atravessar só o caminho do Peabiru até a terra onde encontraria uma nova família, também brinca com a chegada dos colonizadores europeus em Pindoretá e a premonição das violências de gênero que surgiriam.
Para o lançamento, o MCI sedia dois encontros com Catarina Nymbopy’ruá (revisora do livro e quem inspirou a estória da protagonista), Dora Dina Cunhã Dju (co-autora da versão Tupi-guarani), Luã Apyká (co-autor da versão Tupi-guarani) e Luz Bárbara (dramaturgue autore do livro), em que acontecerão roda de contação de histórias, exibição do filme realizado pela comunidade Tupi-guarani da Aldeia Tabaçu Rekó Ypy a partir do livro dramatúrgico e venda de exemplares.

Encontro 1 | 10h às 12h: Catarina Nymbopy’ruá e Dora Dina Cunhã Dju, com mediação de Luz Bárbara
Encontro 2 | 14h às 16h: Luã Apyká e Luz Bárbara