Pular para o conteúdo principal

Instalação: “Índio Indígena NÃO é Fantasia!”

Local:

Museu das Culturas Indígenas (R. Dona Germaine Burchard, 451 - Água Branca - São Paulo/SP)

Data:

03 a 25/02/2024, das 09h às 18h (quinta, até às 20h)

Entrada:

inteira R$15,00 - meia R$7,50 (na bilheteria do Museu | dinheiro, cartão de crédito/débito ou vale cultura)

Informações:

(11) 3873-1541 ou contato@museudasculturasindigenas.org.br

Garanta seu Ingresso

É Carnaval, mas é luta! Se apropriando de um elemento tipicamente carnavalesco, o estandarte, que é uma bandeira decorada utilizada em festividades e cerimônias como cortejos e desfiles, o Museu das Culturas Indígenas (MCI) traz a instalação “Índio Indígena NÃO é Fantasia!”, ocupando o 7º andar do Museu, para apreciação livre do público.

O cocar, as pinturas e os grafismos são elementos sagrados e carregam a história de diversos povos indígenas do Brasil, mas, no Carnaval, infelizmente, são comercializados indiscriminadamente e caricaturados por pessoas não-indígenas, relegando os povos originários a uma esfera “selvagem, folclórica e não pertencente à sociedade”. Tratá-los como fantasia fortalece o estereótipo racista e etnocida, sexualiza as mulheres indígenas e transforma o sagrado em mercadoria.

Nas flâmulas expostas, mensagens que têm o objetivo de trazer reflexão e conscientização política de como isso traz prejuízo aos povos, de forma a combater o apagamento das tradições, a hiperssexualização, bem como um apelo para respeitar o sagrado.

BUSCAR

Todos os direitos reservados © Museu das Culturas Indígenas 2023 | Desenvolvido por Inova House