I Encontro de Medicinas Tradicionais Brasileiras e Promoção da Saúde Global – Saúde Mental, Autodesenvolvimento e Espiritualidade

06/04/2024, das 09h30 às 18h

30 pessoas (por período)

As Medicinas Indígenas e Afrobrasileiras dispõem de um leque de conhecimentos, práticas e tecnologias leves desenvolvidas ao longo de séculos de resistência e resiliência coletiva, que podem contribuir para para ajudar a compreender e ampliar ações sobre os desafios da saúde mental na contemporaneidade.

O Centro de Estudos de Promoção da Saúde e Potencialização da Vida (CEPVIDA), em parceria com o Museu das Culturas Indígenas (MCI) e o Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CAPSIN), promove o I Encontro de Medicinas Tradicionais Brasileiras e Saúde Global, a fim de qualificar o diálogo dos saberes convencionais de saúde com os saberes tradicionais.

O objetivo do evento é expandir as possibilidades de compreensão das concepções de saúde mental e autodesenvolvimento a partir do diálogo de perspectivas das Medicinas Tradicionais Brasileiras (MTB), as Medicinas Indígenas e Afrobrasileiras, e da Medicina Convencional Biomédica. O encontro de representantes indígenas, de matriz afrobrasileira e acadêmicos busca fomentar a troca de perspectivas e experiências sobre resiliência, desenvolvimento humano, natureza, consciência, resistência, saúde mental, ambiental e global.

A programação do evento inclui oficina, palestra e roda de conversa, conforme abaixo:

09:30 – Recepção
Acolhimento

10:00 – Oficina
Cuidados Indígenas para Saúde Mental, com Simone Takuá e Pajé Cândido

12:00 – Intervalo
Saída para almoço

13:00 – Recepção
Acolhimento

13:30 – Abertura
Cantos e rezas Guarani

14:10 – História de vida
Catarina Delfina, Awa Tenondeguá e Nimboatsyndju contam suas trajetórias de luta, resistência e resiliência na TI Piaçaguera

15:10 – Intervalo
Comidas e petiscos tradicionais

15:40 – Roda de conversa
Saúde mental, experiências de alteração de consciência e a busca de si mesmo – Com Marcos Karai (Aldeia Tekoá Arandu – Itariri/SP), Iyálorísà Cláudia de Oyá (Ilé Alaketu Àsé Ifá Omo Oya – Guarulhos/SP) e Professor/Pesquisador de saúde espiritualidade (CABSIN). Mediação de Renata da Costa Rodrigues (CEPVIDA).

17:20 – Fechamento
Afoxé Omo Oyá (Ilé Alaketu Ifá Omo Oya – Guarulhos/SP)

Obs.: Os ingressos serão disponibilizados de acordo com o turno (manhã ou tarde), de modo que os interessados em participar o dia inteiro precisam adquirir os dois tipos de ingresso.