Grafismos Indígenas no Edifício Sede do Museu das Culturas Indígenas: Espiritualidade, Memória e Artes – Abril Indígena

Rua Dona Germaine Burchard, 451 – Barra Funda/SP

19/04/2023, das 16h às 17h

Gratuita

contato@museudasculturasindigenas.org.br

Inauguração dos Grafismos Indígenas do Edifício do MCI, com participação dos artistas indígenas autores das obras: Mimby Mirim dos Santos, Tupi-Guarani (TI Piaçaguera – Peruíbe/SP), Elizeu Caetano, Tupi-Guarani Ñhadeva (TI Araribá – Avaí/SP), Itauany Larissa Melo Marcolino, Kaingang (TI Vanuíre – Arco-Íris/SP), Susilene Elias Melo, Kaingang (TI Vanuíre – Arco Íris/SP), Awá Tupã Mirim, Tupi-Guarani (TI Renascer Ywyty Guaçu – Ubatuba/SP), Thÿnrà Terena, Terena (TI Araribá – Avaí/SP), Edenizete Ribeiro Alves (Deyse), Reserva Indígena Filhos desta Terra (Guarulhos – SP) e Rafael Kaje, Guarani M’bya (TI Jaraguá – São Paulo/SP).

ABRIL INDÍGENA

A programação para o Abril Indígena no Museu das Culturas Indígenas/MCI, elaborada em parceria com o Conselho Indígena Aty Mirim, acontecerá entre 19 e 23 de abril de 2023, trazendo a realidade dos territórios indígenas apresentada pelos/as próprios/as conselheiros/as e representantes dos povos indígenas do Estado de São Paulo, por meio de diversas atividades, como rodas de conversa, palestras, danças, cantos, oficinas e rituais. Na oportunidade, serão inaugurados os grafismos do edifício sede do MCI, com a participação dos artistas indígenas autores/as das obras que foram pintadas na fachada e na parte detrás do prédio. No período, também será realizada a primeira edição da Feira de Artes Indígenas do MCI, organizada com a presença de artistas e artesãos de diferentes aldeias que integram o Conselho. Estes artistas participarão diariamente de rodas de conversa nas quais compartilharão com o público presente suas histórias e conhecimentos sobre a fabricação de artesanato e os seus significados.