Férias na TAVA | Apresentação da Etnia Yawanawá (artes, cultura, brincadeiras e curiosidades)

06/01/2024, das 10h às 12h

gratuita, mediante inscrição antecipada

Garanta seu Ingresso

Os Yawanawá habitam a parte sul da Terra Indígena Rio Gregório, a primeira a ser demarcada no Acre, no município de Tarauacá, ocupando a cabeceira deste afluente do Juruá e compartilhando o território com os Katukina. Nas artes, destaca-se a diversidade dos cantos sagrados através da musicalidade das vozes altas das queixadas, hoje em dia, com a incorporação dos instrumentos; são conhecidos pelos desenhos corporais, feitos com urucum ou jenipapo, utilizando, às vezes, uma resina cheirosa (Sepá) para fixá-los à pele; saias de palha de buriti e envira, cocares de penas e peles de animais, braceletes e colares de sementes são também utilizados como enfeites durante as festas, rituais e no dia a dia; a língua tradicional (Nūkē Tsāi), a cerâmica, os desenhos, armas de madeira, cestaria, costumavam ficar nas mãos de poucas pessoas, fundamentalmente as mais velhas, mas hoje em dia são repassados para os jovens, incentivando a manutenção cultural como forte aliada da tradição do povo Yawanawá.

Neste dia, Xinã Yura Yawanawá apresenta alguns desenhos e seus significados, criando possibilidades de vivência, traz cantos e suas representações, conversa com o público sobre o modo de vida e tradição Yawanawá, conta curiosidades culturais e interage por meio de brincadeiras.

Xinã Yura Yawanawá mora na Aldeia Mutum, no Rio Gregório, na Floresta Amazônica do Acre. É artista, músico e estudante da cultura através das medicinas e dos cantos sagrados. Traz a representação da juventude Yawanawá, é aprendiz das tradições de seu povo. Fundou o Instituto Rûnûã Nítí, viajando pelo Brasil em encontros culturais que trazem a raiz de seu estudo tradicional, e é co-idealizador do Festival Indígena União dos Povos (FIUP), inspirado nos festivais que ocorrem nas aldeias de diferentes etnias.

Sobre o Férias na TAVA

Ao longo do mês de janeiro de 2024, o Museu das Culturas Indígenas (MCI) promove uma série de atividades gratuitas, com jogos educativos, brincadeiras indígenas e oficinas, voltadas ao compartilhamento de experiências em famílias plurais. Públicos de todas as idades estão convidados a participar.