Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas

Museu das Culturas Indígenas (R. Dona Germaine Burchard, 451 - Água Branca - São Paulo/SP) e Youtube @museudasculturasindigenas

07/02/2024, das 15h às 17h

presencial gratuita, mediante inscrição antecipada

Os povos indígenas do Brasil lutam há anos por sua permanência em seus territórios e pelo direito de existir. Todos os dias. Para marcar essa contínua e árdua história de luta, o dia 7 de fevereiro foi instituído como o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, como homenagem e reconhecimento do papel histórico da liderança indígena, Sepé Tiaraju, que viveu no Sul do Brasil, onde lutou contra portugueses e espanhóis para seu povo Guarani não ser expulso do seu próprio território. Ele foi assassinado no dia 7 de fevereiro de 1756, quando proferiu a frase que ficou na História como uma marca da sua luta e de todos os povos indígenas: “Essa Terra tem dono!”.

Para falar sobre a importância de celebração desta data, a inspiração de Sepé, o reconhecimento e respeito às culturas indígenas e pontuar o protagonismo e autonomia dos povos originários, a permanência em seus territórios tradicionais, com boa qualidade de vida e efetivação dos seus direitos territoriais e de políticas públicas sociais, o MCI convida Pedro Pankararé.

Pedro Pankararé é morador de Guarulhos, membro da Associação Indígena Pankararé de Osasco, integra a Articulação dos Povos Indígenas do Sudeste (ARPINSUDESTE) e é Conselheiro no Conselho Estadual dos Povos Indígenas (CEPISP).

Observação: a atividade será realizada no formato híbrido, possibilitando a vinda de público presencial ao Museu ou acompanhamento virtual pelo canal do Youtube