Curso para Educadores: OUVIR AS BELAS PALAVRAS – temáticas indígenas para a educação

Museu das Culturas Indígenas | 7º Andar e Tekoa Itawera - Terra Indígena Jaraguá

19/10/2024, das 10h às 18h; e 26/10, 02 e 09/11/2024, das 10h às 17h

50 (cinquenta)

(11) 959 455 346 ou formacao1@museudasculturasindigenas.org.br e formacao2@museudasculturasindigenas.org.br

Classificação:

Livre

Inscrições de 5 a 15 de outubro ou esgotamento das vagas (o que acontecer primeiro).

O curso ‘Ouvir as Belas Palavras – Temáticas Indígenas para a Educação’, oferecido pelo Museu das Culturas Indígenas, é uma oportunidade de formação voltada para educadores e professores, com o objetivo de desconstruir preconceitos e estereótipos sobre os povos indígenas. Com 30 horas de duração, o curso contará com aulas presenciais, encontros com mestres e lideranças indígenas, além de uma vivência no território Guarani Mbya. Serão 25 horas presenciais e 5 horas dedicadas à elaboração de um trabalho final orientado por educadores e educadoras indígenas. As atividades ocorrerão entre os dias 19 de outubro e 9 de novembro de 2024, com inscrições abertas de 5 a 15 de outubro.

Ao longo da história, as narrativas sobre os povos indígenas foram construídas majoritariamente por não-indígenas, o que contribuiu para a perpetuação de estereótipos e visões distorcidas. Com a presença crescente de lideranças indígenas em espaços de educação, é fundamental que os educadores compreendam as histórias e culturas desses povos a partir de seus diversos pontos de vista. Este curso oferece uma chance de dialogar diretamente com educadores e mestres indígenas, promovendo uma abordagem mais inclusiva e verdadeira sobre as culturas indígenas no ambiente escolar.

O curso não se limita à teoria: ele busca provocar reflexões e transformar práticas pedagógicas. Ao participar, os educadores terão contato com conhecimentos tradicionais e perspectivas indígenas, criando pontes entre essas visões e suas práticas educativas. O objetivo é fomentar uma educação que reconheça e valorize a diversidade cultural e promova o respeito às diferentes formas de saber e de viver dos povos indígenas.

19/10 – Encontro 1: Introdução à Temática e Diversidades Indígenas
26/10 – Encontro 2: Ciências, Histórias, Territórios e Direitos Indígenas
02/11 – Encontro 3: Vivência na Tekoa Itawera, Terra Indígena Jaraguá
09/11 – Encontro 4: Olhares Indígenas nas Práticas em Educação

Ministrantes: Sônia Ara Mirim, Kawakani Mehinako, Natalício Karai, Ynaiê Máximo Wassu, Tserenhõ’õ Tseredzawe, Natan Kuparaka, Kellen Vilharva-Xamiri Hu’y Rendy, Xipu Puri, Kerexu Mirin e Silmara Guajajara.

HORÁRIOS:
Dia 19/10/2024:
das 10h às 18h (com pausa para almoço)
Dias 26/10, 02 e 09/11/2024: das 10h às 17h (com pausa para almoço)

LOCAIS:
Dias 19, 26/10/2024 e 09/11/2024:
Museu das Culturas Indígenas (R. Dona Germaine Burchard, 451 – Água Branca)
Dia 02/11/2024: Tekoa Itawera – Terra Indígena Jaraguá (Estrada Turística do Jaraguá, 4053 – Vila Jaraguá)

Vagas: 50 (cinquenta), sendo 25 (vinte e cinco) para profissionais da rede pública.

Certificação: 30 horas, condicionada à presença na primeira aula, presença em 75% das aulas e entrega do Trabalho Final.

Público-alvo: profissionais da educação formal e não-formal.

Observações:

• as inscrições serão realizadas de 5 a 15 de outubro ou esgotamento das vagas (o que acontecer primeiro);
  • ao adquirir mais de um ingresso, no campo “Informação do participante”, preencha com nome e e-mail correspondentes à pessoa que utilizará o ingresso;
  • para a vivência do dia 02/11/2024, na Tekoa Itawera – Terra Indígena Jaraguá, está contemplado o almoço no local, junto com a comunidade. Nos demais dias, 19, 26/10 e 09/11/2024, a refeição é de responsabilidade do participante;
  • O MCI NÃO FORNECERÁ TRANSPORTE para nenhuma das datas previstas;
  • para sua comodidade, aconselhamos chegar com antecedência de 30 minutos do horário da atividade;
  • é proibida a circulação com bolsas grandes, mochilas ou sacolas nas áreas internas do Museu (3º ao 7º andar). Disponibilizamos guarda-volumes na Recepção, no térreo, com acesso limitado. Bolsas de amamentação ou bolsas com medicação são exceções permitidas.