Contação de Histórias MCI: João Piraí – Protetor do Território Akroá Gamella, com Énh xym Akroá Gamella

Museu das Culturas Indígenas (R. Dona Germaine Burchard, 451 - Água Branca)

10/08/2024, das 11h às 12h

gratuita, mediante inscrição prévia

Classificação:

Livre

Inscrições de 3 a 10 de agosto ou esgotamento das vagas (o que acontecer primeiro).

Os encantados permeiam as mais diversas cosmologias, são seres múltiplos e sua existência dentro dos territórios pode ser complexa: ter diversos atributos físicos, morar em paisagens visíveis e invisíveis, bem como ser entidades magnificadas que possuem prestígio e responsabilidade.

Énh xym Akroá Gamella ou Jeremias Akroá Gamella contará a história de João Piraí, um encantado cujo legado transcende o tempo, guardião da terra e das águas que sustentam a vida do povo Akroá Gamella, no Maranhão. A narrativa é um convite à reflexão sobre a importância de respeitar a natureza e o território.

Énh xym Akroá Gamella
Membro da Terra Indígena Taquaritiua (com incidência nos municípios maranhenses de Matinha, Penalva e Viana). Integra o Coletivo de Comunicação Pyhãn, do povo Akroá Gamella, e está se graduando em Arquitetura e Urbanismo, pela Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas (FECFAU-Unicamp).

Sobre o Programa de Contação de Histórias MCI
Programa mensal do Museu das Culturas Indígenas (MCI) para crianças e suas famílias, com foco nos saberes dos povos originários, que possibilita experiências de interação e compreensão da diferença, a valorização da pluralidade de vozes e vivências e o compartilhamento de narrativas sobre os modos de viver, estar e cuidar do mundo pela perspectiva de diferentes povos indígenas.

20 de janeiro | História do Toopi, com Lilly Baniwa
17 de fevereiro | Mandí Reko – o conto de Mandí, com Luã Apyká
16 de março | História de Txopay Itôhã, com Natan Kuparaka
20 de abril | Histórias do Povo Terena, com Dario Machado, Gerolino Cézar e Ranulfo Camilo
11 de maio | Cosmovisões do Povo Magü’ta, com Kuenan Tikuna
15 de junho | As Aventuras de Kara’i Tukumbó, com Djagwa Ka’agwy Kara’i Tukumbó
20 de julho | “Ceuci, a mãe do pranto” e lançamento de “Terra, Rio e Guerra: a sina de um curumim”, com Cristino Wapichana
10 de agosto | João Piraí – Protetor do Território Akroá Gamella, com Énh xym Akroá Gamella
21 de setembro | Contos da Nação Kariri, com Coletivo Kanewí
19 de outubro | a definir
16 de novembro | a definir
21 de dezembro | a definir

Observações:

• as inscrições serão realizadas de 3 a 10 de agosto ou esgotamento das vagas (o que acontecer primeiro);
  • ao adquirir mais de um ingresso, no campo “Informação do participante”, preencha com nome e e-mail correspondentes à pessoa que utilizará o ingresso;
  • com exceção de crianças de colo, com até 24 meses incompletos, todas as pessoas necessitam de ingresso, respeitando a quantidade de vagas disponíveis;
  • para sua comodidade, aconselhamos chegar com antecedência de 30 minutos do horário da atividade;
  • a entrada de crianças com até 11 anos só é permitida se acompanhada de uma pessoa responsável maior de 18 anos, que deverá estar sempre presente;
  • é proibida a circulação com bolsas grandes, mochilas ou sacolas nas áreas internas do Museu (3º ao 7º andar). Disponibilizamos guarda-volumes na Recepção, no térreo, com acesso limitado. Bolsas de amamentação ou bolsas com medicação são exceções permitidas.