Contação de Histórias MCI: Histórias do Povo Terena, com Dario Machado, Gerolino Cézar e Ranulfo Camilo

20/04/2024, das 10h às 12h

gratuita, mediante inscrição antecipada

O Povo Terena é parte dos remanescentes da antiga nação Guaná no Brasil, está presente nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Devido ao processo migratório ocorrido ao longo de séculos de colonização, os Terena possuem características culturais essencialmente chaquenhas (de povos provenientes da região do Chaco, e no caso dos Terena, do Paraguai), e falam a língua Aruak.

Para a programação do Abril Indígena, o Museu das Culturas Indígenas recebe Dario Machado, Gerolino Cézar e Ranulfo Camilo, representantes do povo Terena da Terra Indígena Icatu e Araribá, localizadas no oeste paulista. Serão apresentadas histórias de seu povo, assim como elementos de sua cultura tradicional. Os três integram o Conselho Indígena Aty Mirim, instância em que se constroem mecanismos de escuta, consulta e formulação da agenda propositiva de trabalho do MCI, comprometida com os direitos dos povos indígenas.

Sobre o Programa de Contação de Histórias MCI

Programa mensal do Museu das Culturas Indígenas (MCI) para crianças e suas famílias, com foco nos saberes dos povos originários, que possibilita experiências de interação e compreensão da diferença, a valorização da pluralidade de vozes e vivências e o compartilhamento de narrativas sobre os modos de viver, estar e cuidar do mundo pela perspectiva de diferentes povos indígenas. Realizado sempre no terceiro sábado de cada mês, entre 10h e 12h. Acompanhe a programação:

20 de janeiro | História do Toopi, com Lilly Baniwa
17 de fevereiro | Mandí Reko – o conto de Mandí, com Luã Apyká
16 de março | História de Txopay Itôhã, com Natan Kuparaka
20 de abril | Histórias do Povo Terena, com Dario Machado, Gerolino Cézar e Ranulfo Camilo
18 de maio | a definir
15 de junho | a definir