Contação de Histórias MCI: Cosmovisões do Povo Magü’ta, com Kuenan Tikuna

gratuita, mediante inscrição antecipada

Classificação:

Livre

Os Tikuna são considerados o mais numeroso povo indígena na Amazônia brasileira, com sua língua amplamente falada em uma área extensa por numerosos falantes (acima de 30 mil) cujas comunidades se distribuem por três países: Brasil, Peru e Colômbia. Tem cultura rica em máscaras, desenhos e pinturas que ganharam repercussão internacional. Segundo registros de sua tradição oral, foi Yo’i que pescou os primeiros Tikuna das águas vermelhas do igarapé Eware, que foram chamados Magüta (da junção do verbo “magü”, pescar com vara, + “ta”, indicativo de coletivo) e passaram a habitar as cercanias da casa de Yo’i, na montanha chamada Taiwegine.

Para a edição de maio do Programa de Contação de Histórias MCI, excepcionalmente no segundo sábado do mês, receberemos Kuenan Tikuna, que irá compartilhar contos que refletem essas cosmovisões sobre o início do povo Tikuna e suas relações com os arredores sagrados da morada de Yo’i, onde residem alguns dos imortais e onde estão os vestígios materiais de suas crenças.

Kuenan Tikuna é uma jovem indígena de 19 anos que pertence a duas culturas: o povo Tikuna do Alto Solimões, por parte materna; e o povo Tariano do Alto Rio Negro, por parte paterna. Trabalha como artista indígena, ativista, modelo e é comunicadora na Rede COIAB (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira) e na rede Makira E’ta (Rede de Mulheres Indígenas do Estado do Amazonas). Além disso, faz parte da coordenação executiva do coletivo Miriã Mahsã, que é o primeiro coletivo LGBTQIAP+ Indígena do estado do Amazonas. Também faz parte da Juventude Indígena da FOCCIT (Federação das Organizações e dos Caciques e Comunidades Indígenas da Tribo Ticuna) de sua região.

Sobre o Programa de Contação de Histórias MCI
Programa mensal do Museu das Culturas Indígenas (MCI) para crianças e suas famílias, com foco nos saberes dos povos originários, que possibilita experiências de interação e compreensão da diferença, a valorização da pluralidade de vozes e vivências e o compartilhamento de narrativas sobre os modos de viver, estar e cuidar do mundo pela perspectiva de diferentes povos indígenas. Realizado sempre no terceiro sábado de cada mês, entre 10h e 12h. Acompanhe a programação:

20 de janeiro | História do Toopi, com Lilly Baniwa
17 de fevereiro | Mandí Reko – o conto de Mandí, com Luã Apyká
16 de março | História de Txopay Itôhã, com Natan Kuparaka
20 de abril | Histórias do Povo Terena, com Dario Machado, Gerolino Cézar e Ranulfo Camilo
11 de maio | Cosmovisões do Povo Magü’ta, com Kuenan Tikuna
15 de junho | a definir
20 de julho | a definir
17 de agosto | a definir
21 de setembro | a definir
19 de outubro | a definir
16 de novembro | a definir
21 de dezembro | a definir

Observações:

• a inscrição pelo Sympla permanece disponível até às 17h do dia anterior à atividade ou esgotamento das vagas (o que acontecer primeiro);
  • ao adquirir mais de um ingresso, no campo “Informação do participante” preencha o nome e e-mail correspondentes à pessoa que utilizará o ingresso;
  • com exceção de crianças de colo, com até 24 meses incompletos, todas as pessoas necessitam de ingresso, respeitando a quantidade de vagas disponíveis;
  • para sua comodidade, aconselhamos chegar com antecedência de 30 minutos do horário da atividade;
  • a entrada de crianças com até 11 anos só é permitida se acompanhada de uma pessoa responsável maior de 18 anos, que deverá estar sempre presente;
  • é proibida a circulação com bolsas grandes, mochilas ou sacolas nas áreas internas do Museu (3º ao 7º andar). Disponibilizamos guarda-volumes na Recepção, no térreo, com acesso limitado. Bolsas de amamentação ou bolsas com medicação são exceções permitidas.