Cineclube TAVA: “Shuku shukuwe – A vida é para sempre”

23/05/2024, das 18h às 20h

gratuita, mediante inscrição antecipada

Seguindo a programação mensal do Cineclube TAVA, na edição de maio exibiremos o filme “Shuku shukuwe – A vida é para sempre” (Brasil, 2012, 43’), dirigido por Agostinho Manduca Mateus Ika Muru Huni Kuin e parte do projeto Vídeo nas Aldeias, que é parceira do MCI na valorização da produção audiovisual indígena, através da cessão do seu catálogo para a exibição em atividades educativas. Após a exibição teremos um bate-papo, com a presença de Maru Huni Kuin, Mestre de Saberes do Museu das Culturas Indígenas.

Sinopse:
Por três vezes, Yuxibu cantou Shuku Shukuwe, a vida é para sempre.
Ouviram as árvores, as cobras, os caranguejos.
Ouviram todos os seres que trocam suas peles e cascas.
Por três vezes, Yuxibu cantou Shuku Shukuwe.
Mas a inocente não soube ouvi-lo em silêncio.
E a vida tornou-se breve.

Ficha Técnica:
Direção:
Agostinho Manduca Mateus Ika Muru Huni Kuin
Produção: Aldeia São Joaquim Centro de Memória, Associação Filmes de Quintal, Literaterras/UFMG
Fotografia: Adelson Paulino Siã Huni Kuin, Ana Carvalho, Carolina Canguçu, Nivaldo Tene Huni Kuin, Ayani Huni Kuin, Isaka Huni Kuin, Tadeu Siã Huni Kuin
Montagem: Agostinho Manduca Mateus Ika Muru, Ana Carvalho, Carolina Canguçu, Tadeu Mateus Siã Huni Kuin
Som: Adelson Paulino Siã Huni Kuin, Ana Carvalho, Carolina Canguçu, Nivaldo Tene Huni Kuin, Ayani Huni Kuin, Isaka Huni Kuin, Tadeu Siã Huni Kuin

Sobre o Cineclube TAVA
Para dar visibilidade ao cinema indígena, o MCI sedia o Cineclube TAVA, uma oportunidade para ver, pensar e conversar sobre produções audiovisuais indígenas, que se tornaram importantes canais de comunicação dentro das comunidades e ampliaram a criação de redes entre as diversas etnias, constituindo um espaço de atuação e protagonismo indígena, promovendo o reconhecimento de grupos e atuações e fortalecendo suas lutas.

Cineclube é um espaço democrático, educativo, político, que contribui na formação do público porque estimula o contato com obras audiovisuais de produção indígena e promove, também, rodas de conversa com os participantes ou realizadores dos filmes. As obras exibidas possibilitam que o espectador conheça diferentes cinematografias, narrativas, estéticas e culturas.

Observações:

• a inscrição pelo Sympla permanece disponível até às 17h do dia anterior à atividade ou esgotamento das vagas (o que acontecer primeiro);
  • ao adquirir mais de um ingresso, no campo “Informação do participante” preencha o nome e e-mail correspondentes à pessoa que utilizará o ingresso;
  • com exceção de crianças de colo, com até 24 meses incompletos, todas as pessoas necessitam de ingresso, respeitando a quantidade de vagas disponíveis;
  • para sua comodidade, aconselhamos chegar com antecedência de 30 minutos do horário da atividade;
  • a entrada de crianças com até 11 anos só é permitida se acompanhada de uma pessoa responsável maior de 18 anos, que deverá estar sempre presente;
  • é proibida a circulação com bolsas grandes, mochilas ou sacolas nas áreas internas do Museu (3º ao 7º andar). Disponibilizamos guarda-volumes na Recepção, no térreo, com acesso limitado. Bolsas de amamentação ou bolsas com medicação são exceções permitidas.