Pular para o conteúdo principal

CineClube TAVA

Local:

Museu das Culturas Indígenas (R. Dona Germaine Burchard, 451 - Água Branca, São Paulo/SP

Data:

31/08/2023, das 18h às 20h

Entrada:

Gratuita

Vagas:

50 vagas

Informações:

contato@museudasculturasindigenas.org.br

Garanta seu Ingresso

Para dar visibilidade ao cinema de produção indígena, o Museu das Culturas Indígenas inaugurou em julho o Cineclube TAVA, uma oportunidade de ver, pensar e conversar sobre essas produções.

Nesta edição do Agosto Indígena, haverá uma conversa com a atriz Samara Para Mirim (estagiária do educativo), que fez parte da equipe do filme:

Para’i – 2018
Direção e roteiro: Vinicius Toro
Duração: 82 min
Produtora: Travessia

Para’í conta a história de Pará, menina guarani que encontra por acaso um milho guarani tradicional, que nunca havia visto e, encantada com a beleza de suas sementes coloridas, busca cultivá-lo. A partir dessa busca ela começa a questionar seu lugar no mundo, quem ela é, por que fala português e não guarani, por que é diferente dos colegas da escola, por que seu pai vai à igreja Cristã, porque moram numa aldeia tão perto da cidade, por que seu povo luta por terra.

Na medida que em sua aldeia a terra pequena e poluída a impossibilita de plantar o milho, Pará busca realizar uma jornada até a aldeia de seu avô, que luta por uma terra mais preservada na floresta.

Pará é uma criança que põe na cabeça a ideia de ver a semente de milho nascer. Mesmo com todas as dificuldades que encontra, ela não desiste. Pará mostra que mesmo diante de um contexto tão adverso a cultura Guarani possui dentro de si muita força para resistir, semear e crescer.

BUSCAR

Todos os direitos reservados © Museu das Culturas Indígenas 2023 | Desenvolvido por Inova House 

Integração