Audição do disco “NHE’ETIMBÓ”, de Juão Nÿn

05/04/2024, das 16h às 17h30

gratuita, mediante inscrição antecipada

Como parte da programação cultural do Abril Indígena, o MCI promove a audição de “Nhe’etimbó”, que é um álbum musical com 9 canções cantadas em Tupi, disco solo de estreia do artista Potyguara Juão Nÿn. Com produção de Guilherme Kastrup e beats eletrônicos de Nelson D. e previsão de lançamento para Abril de 2024. Pesquisando a cultura do próprio povo, baseando-se na espiritualidade do Ka’atimbó – cosmovisão que já foi enquadrada como feitiço e significa fumaça da mata/erva, Juão decide cunhar o conceito original de: “VOZ, FUMAÇA DE CORPO”, que é subtítulo e livre interpretação do neologismo Nhe’etimbó, que elaborou já que voz é corpo, segundo perspectivas físicas ( a onda sonora é tridimensional, mecânica – se propaga na matéria – e longitudinal) para devolver no canto dignidade ao próprio recorte indígena, revalorizar o sagrado nativo e deixar um material artístico e criativo da própria cultura étnica, sendo um bom ancestral.

A audição do álbum funciona como um encontro para fomentar a criação de público para um tipo de música que não está naturalizada no mercado musical: a Música Indígena Contemporânea. Apesar de ser uma língua nativa, para muitos o Tupi ainda causa estranhamento. Então a proposta é fazer o estranhamento virar entranhamento. Por isto, além de direcionar que o foco do encontro esteja no ouvido (diferente de um show onde a parte visual é de grande importância), a audição terá uma atmosfera de aproximação e intimidade, tendo comentários e contação de histórias faixa à faixa, feitas pelo próprio compositor Juâo Nyn.