Apresentações Culturais de Povos Originários: Toré Pankararu

20/04/2024, das 14h às 15h

gratuita

O MCI apresenta “Toré – Dança Ritual Pankararu”, considerada o símbolo maior de resistência e união entre povos indígenas e uma das principais tradições indígenas do Nordeste brasileiro. Os Pankararu estão localizados no território originário em Pernambuco, e também se fazem presentes nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Tocantins. A apresentação, com duração prevista de 40 minutos, será feita pelo grupo de dança Pankararu constituído por moradores do Real Parque, na zona sul da cidade de São Paulo, onde residem em torno de 1.500 pessoas.

Sobre as Apresentações Culturais de Povos Originários

Sempre no terceiro fim de semana, dos meses de abril, maio, junho, julho, agosto e setembro, entre 14h e 16h, o Museu das Culturas Indígenas (MCI) traz apresentações culturais com execução de cantos, danças e rituais de diferentes povos originários, como uma forma de manter vivos os costumes, compartilhar experiências, proporcionar diversidades e conhecimentos, ressignificar atos de resistência e propor reflexões, em um espaço muito significativo para a valorização da cultura e arte dos povos indígenas. Acompanhe a programação:

20 de abril | Grupo de Toré Pankararu – Real Parque
19 de maio | Grupo Tapê Porã – Aldeia Tereguá (Terra Indígena Araribá)
15 de junho | a definir
20 de julho | a definir