Pular navegação

Aniversário do MCI: Apresentação do Povo Karajá | Mrarasi-ixe

Local:

MCI | Pátio

Data:

29/06/2025, das 15h30 às 16h

Entrada:

gratuita

Informações:

(11) 3873-1541

Classificação:

Livre

O MCI, de forma a integrar as comemorações de seu terceiro aniversário, recebe a Apresentação do Povo Karajá, realizada por uma família que vive em contexto urbano na capital paulista. Ao som do canto (wiu), que tradicionalmente ecoa pela aldeia, e da dança (ixè), que celebra a conexão com os ancestrais e reforça a força como povo, teremos a Mrarasi-ixe, também conhecida como Dança do Mutum.

No território, essa dança é um momento de aprendizado para os meninos e de união entre as famílias. Os mais velhos compartilham seus conhecimentos com os mais jovens, em frente às suas casas, por meio do “wiu” e da “ixè”, garantindo que a cultura Karajá continue viva; em troca, os pais alimentam os mentores de seu filhos, mantendo o costume do povo.

Sobre o Povo Karajá
O nome deste povo na própria língua é Iny, ou seja, “nós”. O nome Karajá não é a autodenominação original; é um nome Tupi que se aproxima do significado de “macaco grande”. Habitantes seculares das margens do rio Araguaia nos estados de Goiás, Mato Grosso e Tocantins, os Karajá têm uma longa convivência com os não-indígenas, o que, no entanto, não os impediu de manter costumes tradicionais do grupo como: a língua nativa, as bonecas de cerâmica, as pescarias familiares, os rituais como a Festa de Aruanã e da Casa Grande (Hetohoky), os enfeites plumários, a cestaria e artesanato em madeira e as pinturas corporais, como os característicos dois círculos na face. Ao mesmo tempo, buscam a convivência temporária nas cidades para adquirir meios de reivindicar seus direitos territoriais, o acesso à saúde, educação bilingüe, entre outros.

Observações:

  • atividade presencial e gratuita, sem necessidade de inscrição.

BUSCAR

Todos os direitos reservados © Museu das Culturas Indígenas 2023 | Desenvolvido por Inova House 

Integração