Temáticas indígenas na educação: MCI oferece ciclo formativo para educadores

Atividades colocam em pauta a temática dos povos originários em escolas e centros de ensino brasileiros.

Iniciativa vem no contexto da lei nº 11.645/2008, que torna obrigatório o estudo da história e da cultura indígenas e afro-brasileiras nos ensinos fundamental e médio.

As inscrições devem ser feitas antecipadamente no site https://museudasculturasindigenas.org.br/

Cláudio Vera durante o ciclo formativo para professores.
Cláudio Vera durante o ciclo formativo para professores. Foto: MCI

São Paulo, agosto de 2023 – Conscientizar educadores dos ensinos fundamental e médio sobre as lutas, culturas e diversidades dos povos originários norteiam os encontros formativos oferecidos mensalmente pelo Museu das Culturas Indígenas (MCI). O MCI é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim.

Em 19 de agosto, às 10h, os Mestres de Saberes, indígenas do programa educativo, apresentam aos professores temáticas e práticas para estudo da história e da cultura indígenas nas escolas. A formação não é exclusiva para professores e pode ser acompanhada por profissionais de outros espaços de aprendizagem.

“Por meio dessa interação, o MCI pretende aproximar os professores e, consequentemente, os jovens e as crianças para conhecer verdadeiramente quem são os povos originários e ampliar suas consciências sobre as lutas dos povos originários”, conta Cristine Takuá, do povo Maxakali, diretora de articulação do Instituto Maracá, educadora e artesã.

O ciclo é uma importante ferramenta de apoio para os educadores: “além de abordar as histórias de lutas dos povos originários, a formação também trata da adequação do uso de alguns termos e referências comuns aos indígenas que ainda não são esclarecidos em espaços não-indígenas”, afirma Ana Estrela, educadora do MCI que atua na supervisão do NUTRAS (Núcleo de Transformação e Saberes).

O MCI também conta com outros projetos que visam dar suporte ao professor em sala de aula, como pesquisa de conteúdo para trabalhar a temática indígena, produção coletiva de materiais didáticos e a elaboração de um curso de longa duração para formação de educadores.

Educação indígena

O Censo Escolar de 2015, do Ministério da Educação (MEC), mostrou que 20 mil professores lecionam para mais de 200 mil alunos indígenas, em 3 mil escolas. Nestes locais o ensino é bilíngue e os estudantes são alfabetizados primeiro em sua língua materna e depois no português. O último Censo Demográfico de 2010 registrou a existência de 274 línguas nativas no país, onde vivem 817.963 mil indígenas de 305 diferentes etnias.

Formação de professores
Data e horário: 19 de agosto, às 10h
Participação gratuita e ingressos disponíveis no site.
Local: Museu das Culturas Indígenas
Endereço: R. Dona Germaine Burchard, 451, Água Branca, São Paulo/SP
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 18h; às quintas-feiras até às 20h; fechado às segundas-feiras (exceto feriados)

(11) 98849-5303 (plantão)

Sobre o MCI – Localizado na capital paulista, o Museu das Culturas Indígenas (MCI) é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari – Organização Social de Cultura, em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Aty Mirim.