Produções cinematográficas da USP integram mostra de cinema no Museu das Culturas Indígenas
Documentários contam as trajetórias de povos indígenas e suas dinâmicas para viver na cidade de São Paulo; as exibições são gratuitas com retirada de ingresso no site: https://museudasculturasindigenas.org.br/
Perfomance da artista Carolina Velasquez mostra ritual milenar andino em documentário. Foto: divulgação
São Paulo, junho de 2024 – O Museu das Culturas Indígenas (MCI) receberá a mostra de cinema “O cinema indígena: do território à tela”, em 13 de junho, às 18h, com entrada gratuita. Serão exibidos três documentários produzidos por alunos da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com comunidades indígenas, que relatam a importância de preservar os saberes e práticas ancestrais.O MCI é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim.
Em Fora do Lugar (2023), Sonia Ara Mirim e Maria Ara Poty contam a trajetória de luta do povo Guarani no Território do Jaraguá, na zona norte da capital paulista. Com intensas pressões de construtoras para levantar grandes condomínios de luxo na região, a comunidade vive em iminente destruição e desapropriação. As histórias são narradas em meio a natureza, enquanto as protagonistas andam na mata.
Como povos indígenas podem preservar a sabedoria ancestral vivendo nos centros urbanos? É o que Cesar Chui Quenta, indígena boliviano da cultura Aymara, conta no documentário Hoje Sagrada. Há anos, Cesar vive na cidade de São Paulo e compartilha a leitura da folha de coca com as gerações mais novas, a fim de manter viva a tradição milenar andina.
Dinâmicas de sobrevivências do povo Kariri-Xocó são compartilhadas em documentário. Foto: divulgação
A rotina de indígenas que vivem entre o Nordeste e a capital paulista é contada no documentário Kariri-Xocó em São Paulo. As cenas revelam as dinâmicas de sobreviver em um centro urbano e o retorno sazonal para a terra ancestral, a fim de fortalecer os vínculos culturais com a aldeia de origem.
Para fechar a programação da mostra, La K’oa – Agradecimentos para Pachamama traz uma experiência em realidade virtual, registrada em 360 graus, na instalação artística de Carolina Velasquez e o Coletivo Cholitas da Babilônia. Performances, oficinas e ações, mostram a artista realizando o ritual andino La K’oa – com o objetivo de agradecer a natureza pelas colheitas, os bens e a nossa existência.
SERVIÇO
Mostra “O Cinema Indígena: do território à tela”.
Data e horário: 13/06/2024, das 18h às 20h
Todos as atividades são gratuitas com retirada de ingresso no site: https://museudasculturasindigenas.org.br/
Sobre o MCI
Localizado na capital paulista, o Museu das Culturas Indígenas (MCI) é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari – Organização Social de Cultura, em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Aty Mirim.
Museu das Culturas Indígenas
Endereço: Rua Dona Germaine Burchard, 451, Água Branca – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3873-1541
E-mail: contato@museudasculturasindigenas.org.br
Site: www.museudasculturasindigenas.org.br
Redes sociais
Instagram (@museudasculturasindigenas)
Facebook (/museudasculturasindigenas)
Twitter (@mcindigenas)
YouTube (@museudasculturasindigenas)
IMPRENSA
AGÊNCIA GALO
Assessoria de Imprensa – Museu das Culturas Indígenas
contato@agenciagalo.com
Laiz Sousa
(11) 98184-4575
laiz.sousa@agenciagalo.com
Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo
Assessoria de Imprensa
(11) 3339-8062 / (11) 3339-8585
(11) 99370-2761 – Plantão
imprensaculturasp@sp.gov.br Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube