Mymba’i: exposição temporária no MCI revela força da arte indígena na luta pela vida

Mostra exibe trabalhos produzidos durante a oficina concebida e coordenada por Tamikuã Txihi Pataxó. As obras serão expostas a partir desta quinta-feira (29/06); as visitas ocorrerão entre terças e domingos, das 9h às 18h, e às quintas até às 20h.

São Paulo, junho de 2023 – A partir de 29 de junho, o Museu das Culturas Indígenas (MCI) apresenta ao público a exposição MYMBA’I: pedindo licença aos espíritos, dialogando com a Mata Atlântica. A mostra é resultado da oficina MYMBA’I, idealizada, produzida e executada pela indígena artista Tamikuã Txihi Pataxó. O MCI é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim.

Participaram da vivência cinco indígenas de diferentes povos: Jaxuka Mirim (Irene Mendonça) do povo Guarani Nhandewa; Awa Djerowewedju (Elizeu Caetano), do povo Tupi-Guarani Nhandewa; Kitche-rã (Susilene Elias de Melo), do povo Kaingang; Jaxuka (Jaci Martins) do povo Guarani Mbya; e Jaxuka (Leonice Ieté de Quadro) do povo Guarani Mbya. Durante o processo de criação, foram abordados diversos temas relevantes em relação à luta pela preservação e recuperação da Mata Atlântica, transformando os conceitos geradores em intervenções poéticas.

A imersão ocorreu entre os dias 20 e 23 de junho no Museu das Culturas Indígenas. Os trabalhos apresentados dialogam com a Mata Atlântica, um dos biomas mais importantes do planeta, e refletem os impactos das ações humanas: “pensamos o fazer artístico enquanto ato político coletivo que pode contribuir para a conscientização, educação, preservação e luta pela vida da Mata Atlântica (e demais biomas), bem como recuperação e fortalecimento de nossas memórias ancestrais”, afirma Tamikuã Txihi Pataxó.

A exposição apresenta a imagem de animais em extinção e/ou em risco de extinção, produzidos durante a oficina, além de um mural para intervenção do público. Conta também com uma obra inédita, “O grito da floresta – Iõ atxagá’xó upã tokoutka”, e a releitura da série “Iõ korihé upã imakã (o cuidar das Mães)”, produzidos por Tamikuã especialmente para a exposição, além de um espaço lúdico dedicado ao jogo da onça, constituído a partir da cultural ancestral dos Guarani.

MYMBA’I: pedindo licença aos Espíritos, dialogando com a Mata Atlântica é um chamado para conhecermos e aprendermos com os povos indígenas originários. “Um ouvir, sentir, respeitar, dialogar e cuidar para construirmos uma história de retorno e fortalecimento de nossas memórias ancestrais e da mãe e irmã natureza”, define Tamikuã.

MYMBA’I: pedindo licença aos Espíritos, dialogando com a Mata Atlântica

Período: a partir de 29 de junho de 2023 a janeiro de 2024.
Idealização, Produção e Execução: Tamikuã Txihi e Toca da Onça Oka

Participantes:

Jaxuká Mirin (Irene Mendonça). Indígena do povo Guarani Nhandewa
Kitche-rã (Susilene Elias de Melo). Indígena do povo Kaingang
Awa Djerowewedju: (Elizeu Caetano). Indígena do povo Tupi-Guarani Nhandewa
Jaxuká Endy (Leonice de Quadro). Indígena do povo Guarani Mbya
Jaxuká Mirin (Jacileide Martins). Indígena do povo Guarani Mbya

Local: Museu das Culturas Indígenas
R. Dona Germaine Burchard, 451 – Água Branca, São Paulo – SP

MUSEU DAS CULTURAS INDÍGENAS (MCI)

Funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 18h; às quintas-feiras até às 20h; fechado às segundas-feiras (exceto feriados)
Ingressos:  R$15,00 (inteiro) e R$7,50 (meia entrada); gratuito às quintas-feiras

Sobre o MCI

Localizado na capital paulista, o Museu das Culturas Indígenas (MCI) é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari – Organização Social de Cultura, em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Aty Mirim.

SECRETARIA DE CULTURA, ECONOMIA E INDÚSTRIA CRIATIVAS DO ESTADO DE SÃO PAULO

(11) 98849-5303 (plantão)