Pular para o conteúdo principal

Museu das Culturas Indígenas vai trazer a COP28 para o público brasileiro

MCI compartilhará ao vivo discussões que envolvem povos originários e estará presente no Pavilhão dos Povos Indígenas

Foto: MCI

SÃO PAULO, DEZEMBRO DE 2023 – O Museu das Culturas Indígenas marca presença na Conferência de Mudanças Climáticas (COP-28), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Com expressiva participação indígena, o MCI realizará uma transmissão ao vivo em seu YouTube, em 10 de dezembro, às 10h, direto do Pavilhão dos Povos Indígenas. O MCI é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim.

O momento é marcado pela busca de reconhecimento e valorização das vozes indígenas, considerando a contribuição valiosa que oferecem no debate sobre as mudanças climáticas e suas consequências. A transmissão ao vivo do MCI acontecerá diretamente do Pavilhão dos Povos Indígenas para compartilhar com o público brasileiro os encaminhamentos e propostas oriundas dessa participação, com a participação de lideranças indígenas presentes no evento.

COP28

Na COP 28, os participantes discutirão gestão territorial, ambiental, mudanças climáticas e estratégias de enfrentamento, a partir de um intercâmbio entre diferentes nações para o aprofundamento e compartilhamento de experiências. O momento é marcado pela busca de reconhecimento e valorização das vozes indígenas, considerando a contribuição valiosa que essas comunidades oferecem no debate sobre as mudanças climáticas e suas consequências.

A delegação brasileira vai contar com número recorde de participantes, em toda a história das COPs, com mais de 2.400 pessoas. Entre os indígenas estão representantes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), do Comitê Indígena de Mudança Climática do Brasil (CIMC), da Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais, do Conselho Indígena de Roraima (CIR), da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), da Associação dos Povos Indígenas do Xingu (ATIX), da Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (Fepoimt), da Secretaria Executiva da Rede de Cooperação Amazônica (RCA), além de representantes do Fórum Internacional dos Povos Indígenas sobre Mudanças Climáticas (Caucus Indígena) e de entidades parceiras à causa como Operação Amazônia Nativa (OPAN), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Rainforest, Instituto Clima e Sociedade (iCS), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e Fastenaktion. O MCI estará representado por membros do Conselho Aty Mirim.

SERVIÇO

Transmissão ao vivo: MCI na COP28
Data e horário: 10/12, às 10h
No YouTube do MCI: https://www.youtube.com/@museudasculturasindigenas

Sobre o MCI    

Localizado na capital paulista, o Museu das Culturas Indígenas (MCI) é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari – Organização Social de Cultura, em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Aty Mirim.  

Museu das Culturas Indígenas 

Endereço: Rua Dona Germaine Burchard, 451, Água Branca – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3873-1541
E-mail: contato@museudasculturasindigenas.org.br
Site: www.museudasculturasindigenas.org.br
Redes sociais
Instagram (@museudasculturasindigenas)
Facebook (/museudasculturasindigenas)
Twitter (@mcindigenas)
YouTube (@museudasculturasindigenas)

AGÊNCIA GALO   

Assessoria de Imprensa – Museu das Culturas Indígenas
contato@agenciagalo.com
Laiz Sousa
(11) 98184-4575
laiz.sousa@agenciagalo.com

IMPRENSA

Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo
Assessoria de Imprensa
(11) 3339-8062 / (11) 3339-8585
(11) 99370-2761 – Plantão
imprensaculturasp@sp.gov.br
Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube

BUSCAR

Todos os direitos reservados © Museu das Culturas Indígenas 2023 | Desenvolvido por Inova House