Museu das Culturas Indígenas tem programação com foco em direitos humanos na 17ª Primavera dos Museus
Instituição vai exibir documentário histórico sobre a formação da Guarda Rural Indígena durante o período da ditadura militar no Brasil, com relatos das violências sofridas pelos indígenas
Ingressos são gratuitos e devem ser reservados no site: https://museudasculturasindigenas.org.br
São Paulo, setembro de 2023 – O Museu das Culturas Indígenas (MCI) realiza três encontros com foco em direitos humanos na 17ª Primavera dos Museus, ação anual do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O MCI é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim.
A programação especial tem início com a atividade O papel da arte indígena na memória de luta, em 23/09, às 11h, com os convidados Juão Nÿn (Potyguara), Kaê Guajajara e Yakecan Potyguara. Neste diálogo, os participantes vão mostrar como a supressão dos direitos fundamentais e o enfrentamento ao colonialismo são lutas dos povos originários pela democracia. As manifestações artísticas são fundamentais na manutenção das culturas e transmissão de saberes. Juão, Kaê e Yakecan vão dividir com o público questões que afetam suas comunidades e como lidam, por meio de uma abordagem inclusiva, com as memórias e as perspectivas de transformação social.
No período da tarde, vai haver a exibição do documentário GRIN – Guarda Rural Indígena (2016), às 15h. Importante registro sobre a formação da Guarda Rural Indígena durante a ditadura militar, o curta-metragem de Roney Freitas apresenta relatos das violências sofridas pelos indígenas.
Para fechar a programação desta edição, o direito ao território, presente na Constituição de 1988, será o tema da mesa Direitos territoriais indígenas: democracia, garantia de direitos, preservação de modos de vida, tradições e culturas, em 24/09, às 10h.
Participam e contribuem para o debate Verá Yapua Rodrigo, indígena Guarani Mbya, assessor jurídico da Comissão Guarani Yvyrupa; Catarina Nymbopy’ruá, liderança e educadora do povo indígena Tupi Guarani; e Manoel da Silva Werá, um dos fundadores da aldeia Krukutu, professor de língua Guarani e Português, importante protagonista político do movimento indígena nacional.
SERVIÇO
Museu das Culturas Indígenas na 17ª Primavera dos Museus
O papel da arte indígena na memória de luta
23/09 às 11h
Entrada gratuita
Exibição do documentário “GRIN – Guarda Rural Indígena”
23/09 às 15h
Entrada gratuita
Direitos territoriais indígenas: democracia, garantia de direitos, preservação de modos de vida, tradições e culturas
24/09 às 10h
Entrada gratuita
Ingressos e programação completa disponível no site: https://museudasculturasindigenas.org.br/
Museu das Culturas Indígenas
Rua Dona Germaine Burchard, 451, Água Branca – São Paulo/SP
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 18h; às quintas-feiras até às 20h; fechado às segundas-feiras (exceto feriados)
Telefone: (11) 3873-1541
E-mail: contato@museudasculturasindigenas.org.br
Site: www.museudasculturasindigenas.org.br
Redes sociais
Instagram (@museudasculturasindigenas)
Facebook (/museudasculturasindigenas)
Twitter (@mcindigenas)
YouTube (@museudasculturasindigenas)
Sobre o MCI
Localizado na capital paulista, o Museu das Culturas Indígenas (MCI) é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari – Organização Social de Cultura, em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Aty Mirim.
IMPRENSA
Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo
Assessoria de Imprensa
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162
(11) 98849-5303 (plantão)
imprensaculturasp@sp.gov.br
AGÊNCIA GALO
Assessoria de Imprensa – Museu das Culturas Indígenas
contato@agenciagalo.com
Laíz Sousa
(11) 98184-4575
laiz.sousa@agenciagalo.com