Museu das Culturas Indígenas promove encontro sobre saúde mental

Comunidades indígenas e afro-brasileiras reúnem-se para discutir estratégias e ações para auxílio do enfrentamento das vulnerabilidades psicossociais; atividade é gratuita, com retirada de ingresso no site: https://museudasculturasindigenas.org.br/

Pássaro em galho de planta

Descrição gerada automaticamente

Primeira edição do encontro será realizado no Museu das Culturas Indígenas. Foto: acervo MCI

São Paulo, abril de 2024 – Representantes de comunidades indígenas e afro-brasileiras compartilharão seus conhecimentos no I Encontro de Medicinas Tradicionais Brasileiras e Promoção da Saúde Global – Saúde Mental, Autodesenvolvimento e Espiritualidade, em 06 de abril, às 9h30. O evento é uma ação do Museu das Culturas Indígenas – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim.

Em parceria com o Centro de Estudos de Promoção da Saúde e Potencialização da Vida (CEPVIDA) e o Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CAPSIN), serão oferecidas oficinas, palestras e rodas de conversas para troca de experiências sobre saberes ancestrais e a medicina tradicional. O propósito é pensar em ações para o enfrentamento das vulnerabilidades psicossociais.

Os cuidados para a saúde mental, experiências sensoriais, qualidade de vida, emoções, comportamentos e relacionamentos estão entre as principais abordagens, assim como as trajetórias e resistências das comunidades. Cantos nativos e afro-brasileiros, e quitutes típicos de cada cultura também fazem parte da programação.

SAÚDE MENTAL EM COMUNIDADES TRADICIONAIS

Um dado alarmante revela a vulnerabilidade psicossocial que afetam os povos originários. O levantamento Suicídio entre jovens indígenas no Brasil de 2000 a 2020 indica que 64% dos suicídios entre indígenas ocorreram entre 10 e 24 anos de idade.

Fatores psicossociais, ambientais e espirituais, a falta de perspectiva, o racismo e a luta ininterrupta pela demarcação de territórios são alguns motivos apontados para alta na taxa de suicídio entre jovens. “Essas dificuldades favorecem o adoecimento dos indígenas. Um aspecto fundamental está ligado às dificuldades que essas pessoas encontram para viver integralmente seu modo de vida, conforme seus costumes e tradições, mesmo em contexto urbano”, afirma Danilo  Silva Guimarães  (Tupã Jekupe), indígena de ancestralidade Tikmu’un Maxakali, psicólogo e professor do Instituto de Psicologia da USP.

Em São Paulo, a Rede de Atenção à Pessoa Indígena do Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (Rede Indígena-USP), em parceria com instituições que atuam nas comunidades, realizam ações nos territórios para auxiliar e propor iniciativas que favoreçam o cuidado integral a partir das práticas tradicionais, convívio entre povos e comunidades, e o entendimento das diferentes práticas de bem-viver. “O projeto pretende, em suas ações, aproximar as comunidades e os grupos de apoio, para criar uma rede de suporte para as comunidades, para auxílio nas soluções propostas por essas populações”, ressalta Danilo, que também é coordenador da Rede Indígena.

A Rede Indígena mantém um grupo de estudos para formação continuada de profissionais que atuam nos cuidados psicológicos de indígenas, com suporte especializado. Na USP, criaram a Casa de Culturas, espaço de aprendizado de saberes ancestrais, que promove rodas de conversas para os povos indígenas.

O contato com a Rede de Atenção à Pessoa Indígena (Rede Indígena-USP) é pelo site https://redeindigena.ip.usp.br/contato/ ou e-mail atendimentoredeindigena@usp.br

Data e horário: 06/04/2024, às 9h30

Todas as atividades são gratuitas com retirada de ingresso no site: https://museudasculturasindigenas.org.br/

Sobre o MCI

Localizado na capital paulista, o Museu das Culturas Indígenas (MCI) é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari – Organização Social de Cultura, em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Aty Mirim.

Museu das Culturas Indígenas

Endereço: Rua Dona Germaine Burchard, 451, Água Branca – São Paulo/SP