Museu das Culturas Indígenas promove encontro destinado à formação de educadores

Conduzidas por Mestres de Saberes do MCI, as atividades colocam em pauta a temática dos povos originários em escolas e centros de ensino brasileiros;

Iniciativa vem no contexto da lei nº 11.645/2008, que torna obrigatório o estudo da história e da cultura indígenas e afro-brasileiras nos ensinos fundamental e médio;

As atividades são gratuitas e as inscrições devem ser feitas antecipadamente no site https://museudasculturasindigenas.org.br/

A formação é gratuita e acontece na sede do MCI. Foto: MCI

São Paulo, junho de 2023 – Em 15 de junho, educadores dos ensinos fundamental e médio poderão participar do ciclo de formação em temáticas indígenas organizado pelo Museu das Culturas Indígenas (MCI), instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim.

“Os Mestres de Saberes constroem narrativas a partir de suas próprias vivências individuais e coletivas, apresentando contextos que servem de aporte aos educadores não indígenas”, conta Ana Estrela, educadora do MCI que atua na supervisão do NUTRAS (Núcleo de Transformação e Saberes).

O ciclo promove apoio aos educadores: “além de abordar as histórias de lutas dos povos originários, a formação também trata da adequação do uso de alguns termos e referências comuns aos indígenas que ainda não são esclarecidos em espaços não-indígenas”, completa Ana Estrela.

Em junho, os encontros acontecem em dois horários: das 10h às 12h, com foco no ensino fundamental, e das 15 às 17h, para educadores do ensino médio. A  participação é gratuita e as inscrições estão abertas no site: https://museudasculturasindigenas.org.br/

Além das escolas, o ciclo formativo, conduzido pelos Mestre de Saberes, membros indígenas do programa educativo do Museu, também pode ser acompanhado por educadores de outros espaços de aprendizagem.

O MCI também conta com outros projetos que visam dar suporte ao professor em sala de aula, como pesquisa de conteúdo para trabalhar a temática indígena, produção coletiva de materiais didáticos e a elaboração de um curso de longa duração para formação de educadores.

Formação de Professores
Datas e horários: 16/06, das 10h às 12h (ensino fundamental); e das 15h às 17h (ensino médio)
Entrada: gratuita (exclusiva à atividade)
Inscrições disponíveis aqui.

MUSEU DAS CULTURAS INDÍGENAS (MCI)
Funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 18h; às quintas-feiras até às 20h; fechado às segundas-feiras (exceto feriados)
Ingressos:  R$ 15 (inteiro) e R$ 7,50 (meia entrada); gratuito às quintas-feiras
Agendamentos: https://bileto.sympla.com.br/event/74784/d/149212
Local: Museu das Culturas Indígenas (R. Dona Germaine Burchard, 451 – Água Branca, São Paulo/SP)

Redes Sociais:
Instagram (instagram.com/museudasculturasindigenas)
Facebook (facebook.com/museudasculturasindigenas)
Twitter (twitter.com/mcindigenas)
YouTube (youtube.com/channel/UCYgc3AXP0-UfQye5pgbVloQ)

Sobre o MCI

O Museu das Culturas Indígenas (MCI) é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) – Organização Social de Cultura – em parceria com o Instituto Maracá, associação sem fins lucrativos que tem como finalidade a proteção, difusão e valorização do patrimônio cultural indígena. O MCI apresenta uma proposta inovadora de gestão compartilhada a ser construída ao longo da experiência, com o fortalecimento do protagonismo indígena. É em espaço de diálogo intercultural, pluralidade, encontros entre povos indígenas e não-indígenas, onde a memória da ancestralidade permitirá aos diversos povos originários compartilharem suas mensagens, ideias, saberes, conhecimentos, filosofias, músicas, artes e histórias. Uma conquista dos povos indígenas, ainda em processo de construção, neste território na cidade, aberto para que o público entre em contato com sua própria história, e com outras histórias do Brasil.

SECRETARIA DA CULTURA ECONOMIA E INDUSTRIA CRIATIVA DO ESTADO

(11) 98849-5303 (plantão)