Museu das Culturas Indígenas participa da CASACOR São Paulo 2025 com ciclo de rodas de conversa sobre saberes ancestrais e visões de futuro
Saberes, palavras e territórios inspiram reflexões sobre sustentabilidade, ancestralidade e futuros possíveis na programação do MCI na CASACOR 2025; inscrições estão abertas exclusivamente no site.

Encontros acontecem no Parque da Água Branca, na zona oeste da capital.
Foto: Leandro Karaí Mirim/Acervo MCI
São Paulo, junho de 2025 – O Museu das Culturas Indígenas (MCI) marca presença na CASACOR São Paulo 2025 com um ciclo especial de rodas de conversa que dialogam com o tema deste ano — Semear Sonhos. São quatro encontros que evidenciam o diálogo entre saberes tradicionais e contemporaneidade, memória e futuro, espiritualidade e sustentabilidade. O MCI é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim.
O ciclo de conversas propõe o reconhecimento dos territórios indígenas como espaços vivos de conhecimento, espiritualidade e resistência, em que arquitetura e habitar se relacionam com cosmologias ancestrais e com o cuidado à terra. A proposta é semear novos olhares a partir das contribuições indígenas para um futuro coletivo e sustentável.
Entre os participantes confirmados estão Carlos Papa, conselheiro do Conselho Aty Mirim e sócio-fundador do Instituto Maracá; Leandro Karaí Mirim, supervisor de comunicação do Museu das Culturas Indígenas, Hugo Ribas, supervisor de Manutenção e Facilities do Museu das Culturas Indígenas, Tamikuã Txihi, artista indígena, Araju Ara Poty, do território indígena do Pico do Jaraguá; e o arquiteto Paulo Alves. Juntos, propõem uma reflexão sobre como a escuta, o respeito à diversidade e à sabedoria dos povos originários podem influenciar positivamente os modos de viver, construir e sonhar na contemporaneidade.
Confira a agenda
Os encontros acontecem no Parque da Água Branca, sempre às 18h, e contam com a presença de lideranças indígenas, especialistas em arquitetura e representantes do MCI:
12 de junho | Raízes que semearam sonhos: história e saberes indígenas
26 de junho | Cantos de saberes: belas palavras Guarani
10 de julho | Territórios são saberes: construções indígenas entre tradição e modernidade
24 de julho | Nhe’ery e a Floresta Atlântica: o espírito-palavra Guarani
A presença do MCI na CASACOR amplia a valorização das culturas originárias e a difusão de saberes indígenas em espaços plurais e urbanos. A iniciativa também favorece o alcance da museologia indígena, uma prática viva, comunitária e pautada pelo protagonismo das etnias — em especial no fortalecimento de políticas culturais, preservação de memórias e diálogo entre conhecimentos.
Sobre a CASACOR São Paulo
A mostra acontece no Parque da Água Branca, de 27 de maio a 3 de agosto, e tem como tema “Semear Sonhos”, propondo a criação coletiva de futuros desejáveis, promovendo a integração entre cidade e natureza e incentivando a colaboração entre diferentes áreas em busca de soluções inovadoras e sustentáveis. O evento reúne mais de 70 ambientes, entre projetos arquitetônicos e culturais, instalações artísticas, lojas e restaurantes, oferecendo uma experiência completa de imersão nos universos da arquitetura, da arte e da sustentabilidade.
SERVIÇO
Palestra Raízes que semearam sonhos: história e saberes indígenas
Data e horário: 12 de junho, das 18h às 19h30
Inscrições abertas aqui
Palestra Cantos de saberes: belas palavras Guarani
Data e horário: 26 de junho, das 18h às 19h30
Inscrições abertas aqui
Palestra Territórios são Saberes: Construções Indígenas entre Tradição e Modernidade
Data e horário: 10 de julho, das 18h às 19h30Inscrições abertas aqui
Palestra Nhe’ery e a floresta atlântica: o espírito-palavra Guarani
Data e horário: 24 de julho, das 18h às 19h30
Inscrições abertas aqui
Sobre o MCI
Localizado na capital paulista, o Museu das Culturas Indígenas (MCI) é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari – Organização Social de Cultura, em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Aty Mirim.
Museu das Culturas Indígenas
Endereço: Rua Dona Germaine Burchard, 451, Água Branca – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3873-1541
E-mail: contato@museudasculturasindigenas.org.br
Site: www.museudasculturasindigenas.org.br
Redes sociais
Instagram (@museudasculturasindigenas)
Facebook (/museudasculturasindigenas)
Twitter (@mcindigenas)
YouTube (@museudasculturasindigenas)
IMPRENSA
AGÊNCIA GALO
Assessoria de Imprensa – Museu das Culturas Indígenas
contato@agenciagalo.com
Laiz Sousa
(11) 98184-4575
laiz.sousa@agenciagalo.com
Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo
Assessoria de Imprensa
(11) 3339-8062 / (11) 3339-8585
(11) 99370-2761 – Plantão
imprensaculturasp@sp.gov.br
Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube