Pular para o conteúdo principal

Museu Índia Vanuíre e Museu das Culturas Indígenas promovem intercâmbio cultural entre povos de SP

Em 19 e 20 de julho, saberes e fazeres dos povos Kaingang, Krenak e Guarani Mbya serão compartilhados em oficinas culturais em Tupã (SP) e na capital

Fachada do Museu Índia Vanuíre
Museu Índia Vanuíre recebe oficina com o povo Guarani Mbya. Foto: Rubens Guerra/MIV

O Museu Índia Vanuíre (MIV), em parceria com o Museu das Culturas Indígenas (MCI), promoverá um intercâmbio de oficinas indígenas gratuitas, para fortalecimento e preservação das culturas dos povos originários no estado de São Paulo. Ambas instituições pertencem à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo e são geridas pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari).

Realizados em Tupã e na capital paulista, os encontros acontecerão em nesta quarta e quinta-feira, nas sedes dos equipamentos culturais, com a participação das comunidades indígenas Kaingang, Krenak e Guarani Mbya.

Confira a programação abaixo:

Em 19/07, às 9h, o Guarani Alcides, residente da Aldeia Kalipety e integrante do Conselho Indígena Aty Mirim, parceria na gestão compartilhado do MCI junto ao Instituto Maracá, participa do evento Intercâmbio de oficinas indígenas: fortalecendo a preservação cultural, no MIV, em Tupã. Na ocasião, compartilhará seus saberes e fazeres com o público, proporcionando um panorama mais amplo das ricas tradições guaranis presentes em diferentes regiões do Brasil. Os Guarani Mbya vivem em aldeias na Mata Atlântica em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo e estão presentes no interior e no litoral dos estados do sul.

Já na quinta-feira (20/07), às 10h e às 14h, integrantes das comunidades indígenas Kaingang e Krenak compartilharão suas tradições, histórias, artesanatos e técnicas ancestrais com o público do Museu das Culturas Indígenas, na capital paulista. Os povos Kaingang e Krenak coabitam a Terra Indígena Vanuíre, em Arco-Íris (SP). Os Kaingang também vivem em mais 30 Terras Indígenas nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O povo Krenak vive em uma pequena área reconquistada em Minas Gerais, Mato Grosso e São Paulo.

Foto da fachada do Museu em período noturno
Museu das Culturas Indígenas recebe oficina com povos Kaingang e Krenak. Foto: Maurício Burim/MCI

SERVIÇO:

INTERCÂMBIO DE OFICINAS INDÍGENAS: FORTALECENDO A PRESERVAÇÃO CULTURAL ENTRE O MUSEU ÍNDIA VANUÍRE E O MUSEU DAS CULTURAS INDÍGENAS

Museu Índia Vanuíre
Data e horário: 19/07, às 9h
Endereço: R. Coroados, 521, Centro, Tupã/SP
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 18h; às quintas-feiras até às 20h; fechado às segundas-feiras (exceto feriados)
Telefone: (14) 3491-2333

Museu das Culturas Indígenas
Data e horário: 20/07, às 10h e às 14h,
Endereço: R. Dona Germaine Burchard, 451, Água Branca, São Paulo/SP
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 18h; às quintas-feiras até às 20h; fechado às segundas-feiras (exceto feriados)
Telefone: (11) 3873-1541

IMPRENSA:

Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas
Assessoria de Imprensa
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162
(11) 98849-5303 (plantão)
imprensaculturasp@sp.gov.br   

Agência Galo
Assessoria de Imprensa – Museu das Culturas Indígenas
contato@agenciagalo.com   
Laiz Sousa – (11) 98184-4575
laiz.sousa@agenciagalo.com  

Núcleo da Notícia
Assessoria de Imprensa – Museu Índia Vanuíre
www.gruponucleo360.com.br
André Luís Rezende – (16) 98142-4299
andrerezende@nucleodanoticia.com.br

BUSCAR

Todos os direitos reservados © Museu das Culturas Indígenas 2023 | Desenvolvido por Inova House 

Integração