Museu das Culturas Indígenas é destaque na Revista Nossa América, do Memorial da América Latina

Reportagem celebra o primeiro ano do Museu das Culturas Indígenas; edição virtual será disponibilizada em: https://memorial.org.br/publicacoes/

O Museu das Culturas Indígenas (MCI) é tema da matéria de capa da 61ª edição da Revista Nossa América, publicação sobre manifestações artísticas dos povos latinoamericanos, produzida pelo Memorial da América Latina. Ambas as instituições pertencem à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e o MCI é gerido pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim.

A reportagem sobre o Museu das Culturas Indígenas aborda a conquista do espaço para difusão da diversidade e identidade cultural dos povos originários no Estado de São Paulo. Ela destaca, ainda, como as atividades promovidas no primeiro ano do MCI multiplicaram os diálogos interculturais entre indígenas e não-indígenas.

O material produzido para a Nossa América contou com a participação de Eduardo Rascov — editor da publicação — no Ciclo de Estudos Selvagem, realizado em junho deste ano no MCI, além de visitas às exposições “Nhe’ẽ ry – onde os espíritos se banham” e “Mymba’i – pedindo licença aos espíritos”. A matéria incluiu depoimentos de Cris Takuá e Carlos Papá Mirim Poty, do Instituto Maracá.

Nesta edição, a revista apresenta reportagens sobre literatura feminina latino-americana, histórias sobre a Colômbia e a Venezuela e a inclusão de mulheres nos espaços públicos. A versão virtual da publicação será disponibilizada no site do Memorial e ganhará tradução para o espanhol. Confira: https://memorial.org.br/publicacoes/

LANÇAMENTO

O lançamento da publicação ocorreu nesta quarta-feira (13/09), com a presença de autoridades da América Latina, representantes da instituição e da secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marília Marton. Integrantes da equipe do MCI estiveram presentes para prestigiar a apresentação da edição.