Pular para o conteúdo principal

Museu das Culturas Indígenas debate políticas culturais para povos originários em conferência estadual

Instituição promove discussões que resultarão em propostas para a Conferência Nacional de Cultura; evento é gratuito com retirada de ingresso no site https://museudasculturasindigenas.org.br/

Encontro acontece na sede do MCI, na zona oeste da capital. Foto: MCI

São Paulo, dezembro de 2023 – O Museu das Culturas Indígenas (MCI) marca presença na 4ª Conferência Estadual com um debate sobre políticas culturais para os povos originários, em 06 de dezembro, às 15h. A partir das discussões, a instituição vai elaborar propostas que serão enviadas para a Conferência Nacional de Cultura. O MCI é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim.

Com o tema Democracia e direito à cultura, a conferência coordenada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, fomenta a participação de diferentes públicos no debate cultural, a fim de garantir a representatividade dos segmentos artísticos. No MCI, os participantes vão debater o Plano Setorial para as Culturas Indígenas (PSCI), vinculado ao Plano Nacional de Cultura (PNC).

Constam da pauta do encontro o desenvolvimento de ações voltadas para a proteção, promoção, fortalecimento e valorização das culturas indígenas. As ações visam contribuir para a manutenção dos saberes e práticas; incentivar e valorizar os sábios e os anciãos; colaborar para a utilização das línguas indígenas; possibilitar a criação de espaços comunitários; incentivar a troca de experiências e o intercâmbio entre comunidades e povos indígenas; propiciar a inclusão digital dos povos indígenas; realizar mapeamentos comunitários.

SERVIÇO

4ª Conferência Estadual de Cultura: Museu das Culturas Indígenas sedia debate sobre políticas culturais para os povos originários
Data: 06/12
Horário: às 15h
Entrada gratuita com retirada de ingresso no site

Sobre o MCI   

Localizado na capital paulista, o Museu das Culturas Indígenas (MCI) é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari – Organização Social de Cultura, em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Aty Mirim. 

Museu das Culturas Indígenas

Endereço: Rua Dona Germaine Burchard, 451, Água Branca – São Paulo/SP    
Telefone: (11) 3873-1541
E-mail: contato@museudasculturasindigenas.org.br
Site: www.museudasculturasindigenas.org.br
Redes sociais 
Instagram (@museudasculturasindigenas)
Facebook (/museudasculturasindigenas)
Twitter (@mcindigenas)
YouTube (@museudasculturasindigenas

AGÊNCIA GALO  

Assessoria de Imprensa – Museu das Culturas Indígenas
contato@agenciagalo.com
Laiz Sousa
(11) 98184-4575
laiz.sousa@agenciagalo.com

IMPRENSA          

Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo
Assessoria de Imprensa
(11) 3339-8062 / (11) 3339-8585
(11) 99370-2761 – Plantão
imprensaculturasp@sp.gov.br
Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube  

BUSCAR

Todos os direitos reservados © Museu das Culturas Indígenas 2023 | Desenvolvido por Inova House