Museu das Culturas Indígenas celebra três anos com projeção artística na Avenida Paulista
Em parceria com a Visualfarm, a ação destaca a diversidade, resistência e vitalidade dos povos indígenas por meio de imagens, grafismos e símbolos ancestrais projetados na fachada do Edifício Anchieta.

São Paulo, junho de 2025 – Em 29 de junho, às 18h, o Museu das Culturas Indígenas (MCI) realiza uma projeção artística na fachada do Edifício Anchieta, localizado na Avenida Paulista, 2.584, em parceria com a Visualfarm, para celebrar seus três anos de fundação. O MCI é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim.
A projeção presta uma homenagem visual à presença indígena em São Paulo e no Brasil, reafirma o MCI como um espaço vivo e plural em constante diálogo com os povos originários. A iniciativa traduz a diversidade das culturas indígenas em imagens e luzes, cita nomes de diferentes etnias, grafismos tradicionais e elementos naturais que compõem universos simbólicos. Nomes indígenas projetam-se como afirmações de existência e continuidade, reforçando a contemporaneidade dos povos.
Animais nativos dos biomas brasileiros ganham destaque como guardiões espirituais e símbolos fundamentais da existência indígena, integrados a uma cosmologia que une natureza, território e cultura. Os grafismos respeitam as formas, cores e significados próprios de cada povo, compõem um visual sagrado e pulsante. Com uma estética vibrante e orgânica, a projeção encena um ciclo visual de transformação e celebra a resistência e vitalidade dos povos indígenas por meio de cores intensas, traços vivos e ritmos que evocam danças, rios e cantos.
A direção de arte é assinada por Leandro Karaí Mirim, indígena do povo Guarani, com artes da artista Aua Mendes, indígena do povo Mura, em diálogo com grafismos das etnias Guarani, Terena, Tupi-Guarani Nhandewa, Kaingang, Wassu Cocal e Tupi.
Sobre a Visualfarm
Criada em 2003 por Alexis Anastasiou, a Visualfarm é um estúdio que desenvolve e implementa espaços narrativos com uso intensivo de tecnologia, na interseção entre arte, entretenimento e design. A partir de tecnologias como projeção, laser, LEDs, sonorização e robótica, a Visualfarm atua com uma equipe multidisciplinar especializada em projetos de alta complexidade, sempre explorando novas fronteiras entre técnica e criatividade.
Instagram (@visualfarm)
Sobre o MCI
Localizado na capital paulista, o Museu das Culturas Indígenas (MCI) é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari – Organização Social de Cultura, em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Aty Mirim.
SERVIÇO
Aniversário MCI: projeção de aniversário
Data e horário: 29/06/2025, às 18h
Endereço: Edifício Anchieta – Avenida Paulista, 2.584
Museu das Culturas Indígenas
Endereço: Rua Dona Germaine Burchard, 451, Água Branca – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3873-1541
E-mail: contato@museudasculturasindigenas.org.br
Site: www.museudasculturasindigenas.org.br
Redes sociais
Instagram (@museudasculturasindigenas)
Facebook (/museudasculturasindigenas)
Twitter (@mcindigenas)
YouTube (@museudasculturasindigenas)
IMPRENSA
AGÊNCIA GALO
Assessoria de Imprensa – Museu das Culturas Indígenas
contato@agenciagalo.com
Laiz Sousa
(11) 98184-4575
laiz.sousa@agenciagalo.com
Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo
Assessoria de Imprensa
(11) 3339-8062 / (11) 3339-8585
(11) 99370-2761 – Plantão
imprensaculturasp@sp.gov.br
Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube