Museu das Culturas Indígena marca presença em seminário no Museu Nacional dos Povos Indígenas
Realizado entre 08 e 10 de abril, evento reuniu lideranças e representantes dos povos originários brasileiros na Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro.
São Paulo, abril de 2024 – Representantes do Museu das Culturas Indígenas discutiram a preservação de saberes, fazeres e línguas maternas dos povos originários durante seminário internacional promovido pelo Museu Nacional dos Povos Indígenas. O conteúdo abordado servirá de subsídio para o posicionamento brasileiro na Conferência Diplomática da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI), a ser realizada em Genebra. O MCI é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim.
O seminário promovido nos dias 08, 09 e 10 deste mês também marcou a mudança de nome do Museu Nacional dos Povos Indígenas, antes chamado Museu do Índio. Este é o primeiro museu do mundo dedicado a combater o preconceito em relação aos povos originários.
“Vejo a mudança como um reconhecimento do direito de viver e praticar nossas ancestralidades culturais, além de um fortalecimento para os povos indígenas que continuam na luta”, comentou Carlos Papá Mirim, socio-fundador do Instituto Maracá e membro do Conselho Aty Mirim, parceiros na gestão do MCI.
Clarice Pankararu, supervisora de Projetos Culturais e Programação do Museu das Culturas Indígenas, e Cristine Takuá, diretora do Instituto Maracá, também estiveram presentes nos debates sob o tema Povos indígenas e diversidade cultural: saberes, fazeres e biodiversidade. Como Proteger Para o Futuro?.
O evento contou ainda com a participação de lideranças de povos indígenas, acadêmicos, articuladores e diversas instituições, que colocaram em pauta a importância dos conhecimentos tradicionais e dos saberes e fazeres, a aproximação da cultura originária em sala de aula e as línguas maternas indígenas.
Sobre o MCI
Localizado na capital paulista, o Museu das Culturas Indígenas (MCI) é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari – Organização Social de Cultura, em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Aty Mirim.
Museu das Culturas Indígenas
Endereço: Rua Dona Germaine Burchard, 451, Água Branca – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3873-1541
E-mail: contato@museudasculturasindigenas.org.br
Site: www.museudasculturasindigenas.org.br
Redes sociais
Instagram (@museudasculturasindigenas)
Facebook (/museudasculturasindigenas)
Twitter (@mcindigenas)
YouTube (@museudasculturasindigenas)
IMPRENSA
AGÊNCIA GALO
Assessoria de Imprensa – Museu das Culturas Indígenas
contato@agenciagalo.com
Laiz Sousa
(11) 98184-4575
laiz.sousa@agenciagalo.com
Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo
Assessoria de Imprensa
(11) 3339-8062 / (11) 3339-8585
(11) 99370-2761 – Plantão
imprensaculturasp@sp.gov.br
Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube