Integrante de parceiro na gestão do Museu das Culturas Indígenas é nova titular da Cátedra Olavo de Setubal de Arte, Cultura e Ciência da Universidade de São Paulo

Projeto de pesquisa realizado em parceria com IEA-USP e Itaú Cultural promoverá diálogos entre povos originários e a universidade, a fim de transmitir saberes ancestrais de mulheres indígenas

Cerimônia realizada na IEA-USP. Foto: Comunicação Rede Indígena (IPUSP)

São Paulo, 1º de março de 2024 – Nesta sexta-feira (01/03), a curadora e integrante do Instituto Maracá, parceiro na gestão do Museu das Culturas Indígenas (MCI), Sandra Benites, junto às indígenas Arissana Pataxó e Francy Baniwa, tomaram posse como novas titulares da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, em parceria com o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) e o Itaú Cultural. O MCI é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim.

Com o tema “Caminho da Cutia: Territórios e Saberes das Mulheres Indígenas”, Sandra e as demais participantes tratarão na pesquisa sobre protagonismo das mulheres indígenas em diversas áreas do conhecimento, como na saúde e na maternidade, nas artes manuais, no cultivo e na educação, além de mostrar a articulação feminista na política, na academia e nas artes. Uma oportunidade de aprender conhecimentos tradicionais e modos de transmitir saberes dos povos originários, além de contribuir para o diálogo entre a universidade e os indígenas.

Participantes

Doutoranda em antropologia na UFRJ, Sandra Benites é diretora de Artes Visuais da Funarte e atua como curadora de arte, educadora a ativista do povo Guarani Nhandeva. Natural da Terra indígena Porto Lindo, em Japorã (MS), tornou-se mestre em antropologia social pelo programa de pós-graduação do Museu Nacional da UFRJ. Foi curadora adjunta de Arte Brasileira no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp). No MCI, Sandra é integrante do Instituto Maracá, parceiro na gestão da instituição, e participa da curadoria das mostras “Nhe’ẽ ry – onde os espíritos se banham” e “Hendu Porã’rã – escutar com o corpo”.

Artista visual, professora e pesquisadora, Arissana nasceu em Porto Seguro (BA) e integra a etnia pataxó. É mestre em estudos étnicos e africanos pela UFBA, onde desenvolve pesquisa de doutorado em artes visuais, área de sua graduação na mesma universidade. Em seu trabalho artístico, trata da realidade indígena e de sua interação com outras realidades contemporâneas, fazendo uso de várias técnicas e suportes.  interação.

Francy Baniwa é antropóloga, escritora, fotógrafa, cineasta e doutoranda em antropologia social na UFRJ, onde tornou-se mestre na mesma área, depois de graduar-se em sociologia pela Universidade Federal do Amazonas. Ela faz parte da comunidade Wanaliana, na Terra Indígena Alto Rio Negro, em São Gabriel da Cachoeira (AM), e têm atuado no movimento indígena da região há mais de 10 anos.

Sobre o MCI

Localizado na capital paulista, o Museu das Culturas Indígenas (MCI) é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari – Organização Social de Cultura, em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Aty Mirim.

Museu das Culturas Indígenas

Endereço: Rua Dona Germaine Burchard, 451, Água Branca – São Paulo/SP