Eventos no Museu das Culturas Indígenas celebram a presença dos povos originários no estado de São Paulo

Imersões, sarau com música, arte e literatura mostram a diversidade cultural dos povos; eventos fazem parte da programação especial do MCI que enaltece as vivências dos indígenas no estado;

Capital paulista é o quarto município com maior presença indígena no Brasil, com forte presença da comunidade Pankararu

Eventos ocorrem na sede do Museu das Culturas Indígenas, na capital.
Eventos ocorrem na sede do Museu das Culturas Indígenas, na capital. Foto: Maurício Burim/MCI

São Paulo, agosto de 2023 – Neste mês, o Museu das Culturas Indígenas (MCI) realizará uma série de eventos para fortalecimento e difusão da presença e realidades dos povos indígenas em São Paulo. Lideranças, ativistas e artistas contarão histórias, lutas e vivências em diferentes regiões do estado. O MCI é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim.

Segundo a Comissão Pró-Índio de São Paulo, o estado conta com 38 terras indígenas, sendo que 31 contam com algum reconhecimento pela Funai. As demais ainda aguardam pelo início dos procedimentos de demarcação. Por ser uma região com grande desenvolvimento econômico, as terras indígenas no estado estão em constante pressão e ameaças por empreendimentos privados.

Os indígenas em contexto urbano representam 91% da população dos povos originários no estado, segundo dados do Censo de 2010. A capital paulista é o 4º município com maior presença indígena no Brasil, com destaque para a comunidade Pankararu no Real Parque, onde vivem mais de 150 famílias e 600 indígenas da etnia.

Confira abaixo a programação organizada pelo Museu das Culturas Indígenas para promover as diversidades culturais e identitárias dos povos originários de São Paulo.

Realidades indígenas em SP

Representantes dos povos Terena, Pankararu, Kaingang e Tupi Guarani compartilharão aspectos de suas culturas, saberes ancestrais e ativismo para garantia do território em quatro imersões realizadas em agosto. As discussões fazem parte do processo colaborativo coletivo para construção de materiais referenciais de pesquisa para a nova exposição do Museu das Culturas Indígenas, que trata sobre a presença indígena no estado, com previsão de abertura em março de 2024.

Encontro sobre Museologia Indígenas em Maio de 2023

No primeiro encontro, lideranças e ativistas das Terras Indígenas em Guarulhos, São Paulo, Braúna e Arco Íris contarão suas lutas por moradia e suas concepções de terra e território. O esforço constante pela demarcação e o retrocesso do Marco Temporal também serão reforçados e compartilhados com o público que acompanhará o evento.

Como desdobramento das questões sobre território, o encontro seguinte contará com a presença de indígenas de Avaí, São Paulo, Braúna, Guarulhos, Arco Íris e Peruíbe, que compartilharão histórias de seus territórios, vivências e experiências. As atividades acontecerão em 05 de agosto, às 11h e às 15h.

A arte e o artesanato são métodos de transmissão entre gerações de saberes e histórias dos povos originários. Os grafismos e as pinturas feitas pelos indígenas marcam a identidade dos povos e trazem particularidades e simbologias de cada etnia. O terceiro encontro receberá representantes para conversar com o público sobre produções de arte, como grafismos, grafite, artesanato, canto e dança, em 12 de agosto, às 11h. No mesmo dia, às 15h, outro debate mostrará o fortalecimento da identidade dos povos indígenas por meio das línguas maternas. Os participantes vão compartilhar suas ações de retomada e a importância dos idiomas originários para conservação das culturas.

Presença na periferia

Produção indígena
Artistas Indígenas compartilham suas produções

O Museu das Culturas Indígenas estará em festa durante o Sarau: a periferia também é indígena. O evento tem o intuito de mostrar ao público a presença indígena em contexto urbano, em específico nas comunidades periféricas de São Paulo.

Em 20 de agosto, das 15h às 18h, indígenas da periferia paulistana apresentarão música, dança, grafitagem e outras manifestações artísticas embaladas por conhecimentos, descobertas e vivências coletivas. A grafitagem será comandada por Auá Mendes, indígena Mura de Manaus (AM), artista visual, designer, ilustradora, grafiteira e muralista, com a produção de pinturas sobre mulheres indígenas.

Promovendo tradições

Para os povos originários, a comida é um elemento fundamental para estabelecer relações de proximidade, afeto e fortalecimento cultural. Com o intuito de difundir suas tradições, a Associação Pankararu realizará, na ONG Casulo, no Real Parque, zona oeste da capital, a Ação extra-muros: Encontro Anual Pankararu, em 26 de agosto, às 10h. Serão distribuídas comidas típicas da etnia: arroz, pirão de carne e garapa (rapadura).

Imersões: realidades indígenas no estado de São Paulo
Datas: 05 e 12 de agosto
Horários: às 11h e às 15h

Sarau: a periferia também é indígena
Data: 20 de agosto
Horário: às 15h

Ação extra-muros: encontro anual Pankararu
Data: 26 de agosto
Horário: às 10h
Local: Rua Pedro Bourroul, 100 – Real Parque, São Paulo/SP
Entrada: gratuita, mas com vagas limitadas e retirada de ingressos no site do MCI.

Sobre o MCI – Localizado na capital paulista, o Museu das Culturas Indígenas (MCI) é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari – Organização Social de Cultura, em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Aty Mirim.

Local: Museu das Culturas Indígenas
Endereço: R. Dona Germaine Burchard, 451, Água Branca, São Paulo/SP
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 18h; às quintas-feiras até às 20h; fechado às segundas-feiras (exceto feriados)

(11) 98849-5303 (plantão)