Criação do povo Tikuna é narrada em contação de histórias no Museu das Culturas Indígenas

Povo Tikuna é um dos mais numerosos da região amazônica brasileira, colombiana e peruana; ingressos estão disponíveis no site do Museu das Culturas Indígenas: https://museudasculturasindigenas.org.br/

São Paulo, maio de 2024 – A tradição oral sobre a origem dos primeiros indígenas Tikuna na Terra será contada por Kuenan Tikuna, em 11 de maio, às 10h, no programa de contações de histórias do Museu das Culturas Indígenas (MCI) — instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim.
O mito de criação dos Tikuna conta a história do herói Yo’i, responsável por pescar os primeiros Tikuna do igarapé Eware (próximo às nascentes do igarapé São Jerônimo). Yo’i vivia no interior da selva amazônica acompanhado de todas as espécies da mata: os animais, as plantas e árvores. “Eware é muito importante para nosso povo”, explica Kuenan. “Ele é muito sagrado e infinito, o Rio é a origem, o meio e o fim de muitas de nossas histórias”.
A fim de diminuir sua solidão e povoar a Terra, Yo’i fisgou das águas vermelhas os primeiros indígenas Magüta (“conjunto de pessoas pescadas com vara”, na língua Tikuna), que passaram a habitar as imediações da cabana do herói, na montanha chamada Taiwegine.
Kuenan Tikuna, que vai narrar a história para o público, é uma jovem indígena de 19 anos que pertence a duas culturas: o povo Tikuna do Alto Solimões, por parte materna; e o povo Tariano do Alto Rio Negro, por parte paterna. Trabalha como artista, ativista, modelo e é comunicadora na Rede COIAB (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira) e na rede Makira E’ta (Rede de Mulheres Indígenas do Estado do Amazonas). Faz parte da coordenação executiva do coletivo Miriã Mahsã, primeiro coletivo LGBTQIAP+ Indígena do estado do Amazonas. Integra a Juventude Indígena da FOCCIT (Federação das Organizações e dos Caciques e Comunidades Indígenas da Tribo Ticuna) de sua região.

História do povo Tikuna

Uma das etnias mais proeminentes da Amazônia, os Tikuna constituem um povo que transcende fronteiras coloniais, estendendo-se pelos territórios do Brasil, Colômbia e Peru, às margens do majestoso Rio Solimões. Essa região é caracterizada por uma história de conflitos violentos com seringueiros, madeireiros e pescadores, destacando a contínua luta do povo Tikuna pela preservação de sua cultura e território ancestral.

A resistência do Tikuna está presente também em sua língua nativa. Apesar dos confrontos e ameaças constantes de extrativistas e colonizadores, os Tikunas mantiveram grande números de falantes dentro das comunidades localizadas em vários municípios do estado do Amazonas.
Sua afirmação de identidade também é vista na variedade e riqueza da produção artística da etnia Tikuna. São destaques as máscaras cerimoniais, os bastões e estatuetas esculpidas em madeira, a pintura com entrecascas de árvores; a cestaria, cerâmica e tecelagem; colares em tucumã, além de inúmeras cosmologias e tradições orais milenares mantidas pelas gerações.

Contação de Histórias MCI: Cosmovisões do Povo Magü’ta, com Kuenan Tikuna
Data e horário: 11 de maio, às 10h

Entrada gratuita com retirada de ingresso no site: https://museudasculturasindigenas.org.br/

Sobre o MCI
Localizado na capital paulista, o Museu das Culturas Indígenas (MCI) é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari – Organização Social de Cultura, em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Aty Mirim.

Museu das Culturas Indígenas
Endereço: Rua Dona Germaine Burchard, 451, Água Branca – São Paulo/SP