Pular para o conteúdo principal

Autocuidado, representatividade e diversidade cultural norteiam programaçãono Museu das Culturas Indígenas

No mês em que é celebrado o Dia dos Povos Indígenas (19/04), o MCI realiza uma rica programação gratuita de oficinas, cursos, feira de artesanato, apresentações culturais, palestras e rodas de conversa;  

 As opções podem ser conferidas no site do Museu: museudasculturasindigenas.org.br 

Atividades acontecem na sede do Museu das Culturas Indígenas, na zona oeste da capital. Foto: acervo MCI

São Paulo, março de 2024 – Para celebrar o Dia dos Povos Indígenas (19/04), o Museu das Culturas Indígenas realizará uma série de atividades especiais na segunda edição do Abril Indígena. O MCI é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim.  

A agenda prevê apresentações de danças, palestras, oficinas e cursos de formação que pretendem sensibilizar o público sobre o contexto dos indígenas nos territórios originários do Estado de São Paulo. Confira a programação ao longo do mês:

Lançamento e audição de álbum “Nhe’etimbó”

A programação tem início com a apresentação do álbum de estreia de Potyguara Juão Nÿn, em 05 de abril, às 16h. Na audição, o músico contará histórias sobre as composições e aspectos de cada faixa do álbum. A gravação reúne nove canções em Tupi-Guarani inspiradas na cultura e na espiritualidade do Ka’atimbó – cosmovisão que já foi considerada feitiçaria, mas que significa “fumaça da mata“ e um método de cura. O álbum conta com produção de Guilherme Kastrup e beats eletrônicos de Nelson D.

Medicinas tradicionais e cuidados com a saúde mental

Em 06 de abril, o MCI promove o I Encontro de Medicinas Tradicionais Brasileiras e Promoção da Saúde Global – Saúde Mental, Autodesenvolvimento e Espiritualidade. Com a presença de representantes de comunidades indígenas, afro-brasileiras e acadêmicos, a programação contará com oficinas, palestras e rodas de conversas

 para troca de experiências dos saberes ancestrais e da medicina tradicional, a fim de enriquecer as perspectivas de ações para o enfrentamento dos transtornos mentais.  

A atividade será realizada em parceria com o Centro de Estudos de Promoção da Saúde e Potencialização da Vida (CEPVIDA) e o Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CAPSIN). 

Ninmangwá Djagwareté, com Awa Djerowewedju

Nesta edição especial da brincadeira da onça (Ninmangwá Djagwareté, em Guarani), em 13 de abril, às 10h, o público toma o lugar das peças do tabuleiro e representam os animais na partida. O jogo começa com a onça-pintada capturando os cachorros e é finalizado quando os cachorros conseguem encurralar a onça. A relação com a natureza e as histórias dos povos originários são incorporadas à brincadeira, que contribui para a desenvoltura e agilidade ao tomar decisões, desenvolve criatividade e favorece a capacidade de resolução de problemas. 

Oficina de grafismos e pintura corporal, com Kitche-rã Kaingang

Uma das práticas tradicionais dos Kaingang, os grafismos são repletos de significados espirituais e uma conexão com a ancestralidade. Para contar sobre esse costume e a transmissão da cultura Kaingang ao longo das gerações, o MCI receberá Kitche-rã Kaingang em 13 de abril, às 14h. Além de compartilhar relatos sobre seu povo, ela realizará pinturas corporais (nos braços) nos participantes. 

Foto: Kitche-rã Kaingang fazendo grafismos. Foto: Acervo MCI.

Visitas mediadas

Em 26 de abril, às 15h, o MCI oferecerá uma visita mediada e um bate-papo para os idosos, é a Virada da Maturidade: acolhimento e roda de conversa para público idoso. A atividade visa provocar trocas culturais sobre as perspectivas dos povos originários a respeito do envelhecimento e o papel social dos mais velhos nos territórios. A visita será conduzida pelos mestres de saberes, Natalício Karaí e Cláudio Verá. 

Já em 18 de abril, às 14h, é a vez do MCI receber a comunidade surda para uma visita guiada com interpretação em Libras. O público percorrerá as exposições Hendu Porã’rã – Escutar com o corpo, Mymba’i – Pedindo licença aos espíritos, dialogando com a Mata Atlântica, Nhe’ẽry – onde os espíritos se banham e Ocupação Decoloniza – SP Terra Indígena. Também poderão conhecer mais sobre a vivência indígena com os mestres de saberes.

Cineclube TAVA

Nesta edição especial do Abril Indígena, o MCI receberá o lançamento de dois documentários que tratam da cosmovisão e da luta do povo Guarani Mbya, ambientados na T.I. Jaraguá, em São Paulo (SP), na quinta-feira (18/04), às 18h. Minha câmera é minha flecha! (2024), de Natália Tupi e Guilherme Fascina, conta a trajetória do comunicador, Richard Wera Mirim, que utiliza as redes sociais e produtos audiovisuais como ferramentas para luta e resistência dos povos originários. Em Os sonhos guiam (2024), Natália Tupi registra experiências espirituais do jovem líder indígena, Mateus Wera.

Pássaro em cima de uma flor

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

Frame do documentário “Os sonhos guiam”. Foto: divulgação

Após a projeção dos documentários, o público poderá conhecer mais sobre as produções em um bate-papo com a diretora, Natalia Tupi, e os personagens, Richard Wera e Matheus Wera.

Artes manuais e literatura

Para celebrar e difundir conhecimentos tradicionais sobre a fabricação de artefatos, o MCI abrirá a Feira de Artesanato Indígena em 19 de abril, na área externa do espaço. Artesãos de diferentes regiões do Estado de São Paulo vão expor e comercializar peças em madeira, sementes e penas. 

Na mesma data, às 14h, o MCI realizará o lançamento do livro Cânticos Tradicionais, Científicos e Culturais Huni Kuĩ, uma coletânea de cânticos milenares científicos e culturais do povo Huni Kuĩ, selecionados pelo pesquisador e mestre de saberes, Maru Huni Kuĩ. 

Histórias e apresentações culturais

Em 20 de abril, às 10h, histórias do povo Terena serão contadas por Dario Machado, Gerolino Cézar e Ranulfo Camilo, das T.Is. Icatu e Araribá no Oeste Paulista. Os Terena são parte remanescentes da antiga nação Guaná e estão presentes nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Possuem características culturais essencialmente chaquenhas (de povos provenientes da região do Chaco, e no caso dos Terena, do Paraguai) e falam a língua tradicional Aruak. 

Mulher com vestido colorido

Descrição gerada automaticamente

Ritual do Toré será uma das apresentações culturais de abril no Museu. Foto: acervo MCI

Às 14h, o ritual Toré será apresentado pelo grupo de dança Pankararu, constituído por moradores do Real Parque, em São Paulo (SP). O Toré é considerado símbolo maior de resistência e união entre povos, além de ser uma das principais tradições indígenas do povo Pankararu do nordeste brasileiro. 

Temáticas indígenas na educação 

Para fechar a programação do Abril Indígena, o MCI realizará o ciclo formativo em temáticas indígenas para educadores. As atividades, conduzidas pelos mestres de saberes, visam conscientizar e combater visões homogêneas dos povos originários nos ambientes escolares. Neste mês, o encontro acontecerá em 27 de abril, às 10h e às 15h. 

SERVIÇO

Lançamento e audição de álbum “Nhe’etimbó”, de Potyguara Juão Nÿn

Data e horário: 05/04/24, às 16h

I Encontro de Medicinas Tradicionais Brasileiras e Promoção da Saúde Global – Saúde Mental, Autodesenvolvimento e Espiritualidade

Data e horário: 06/04/24, às 10h

Ninmangwá Djagwareté – brincadeira da nça, com Awa Djerowewedju

Data e horário: 13/04/24, às 10h

Oficina sobre grafismos (pintura corporal – braço), com Kitche-rã Kaingang

Data e horário: 13/04/24, às 14h

Virada da Maturidade: acolhimento e roda de conversa para público idosoData e horário: 26/04/24, às 15h

MCI Acessível: visita com intérprete de Libras

Data e horário: 18/04/24, às 14h

Cineclube Tava: Lançamento de “Minha câmera é minha flecha” e “Os sonhos guiam”

Data e horário: 18/04/24, às 18h

Feira de Artesanato Indígena

Data e horário: a partir de 19/04/24, das 9h às 18h (às quintas, até às 20h)

Lançamento livro “Cânticos Tradicionais, Científicos e Culturais Huni Kuĩ”, de Maru Huni Kuĩ

Data e horário: 19/04/24, às 14h

Contação de Histórias MCI: Histórias do povo Terena, com Dario Machado, Gerolino Cézar e Ranulfo Camilo

Data e horário: 20/04/24, às 10h

Apresentações culturais de povos originários: Toré Pankararu

Data e horário: 20/04/23, às 14h

Encontro com Educadores: temáticas indígenas na educação

Data e horários: 27/04/24, às 10h (educação infantil e ensino fundamental I) e às 15h (ensino fundamental II e ensino médio)

Todas as atividades são gratuitas com retirada de ingresso no site: https://museudasculturasindigenas.org.br/ 

Sobre o MCI    

Localizado na capital paulista, o Museu das Culturas Indígenas (MCI) é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari – Organização Social de Cultura, em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Aty Mirim.   

Museu das Culturas Indígenas  

Endereço: Rua Dona Germaine Burchard, 451, Água Branca – São Paulo/SP      

Telefone: (11) 3873-1541     

E-mail: contato@museudasculturasindigenas.org.br          

Site: www.museudasculturasindigenas.org.br           

Redes sociais   

Instagram (@museudasculturasindigenas)           

Facebook (/museudasculturasindigenas)           

Twitter (@mcindigenas)     

YouTube (@museudasculturasindigenas)                     

AGÊNCIA GALO    

Assessoria de Imprensa – Museu das Culturas Indígenas          

contato@agenciagalo.com             

Laiz Sousa           

(11) 98184-4575           

laiz.sousa@agenciagalo.com              

IMPRENSA           

Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo     

Assessoria de Imprensa     

(11) 3339-8062 / (11) 3339-8585     

(11) 99370-2761 – Plantão     

imprensaculturasp@sp.gov.br       

Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube   

BUSCAR

Todos os direitos reservados © Museu das Culturas Indígenas 2023 | Desenvolvido por Inova House 

Integração