Atrações gratuitas para todas as idades marcam fim de semana no Museu das Culturas Indígenas

Debate, festa e visita mediada são destaques da programação de 08 e 09/12 no MCI; Ingressos devem ser reservados no site: https://museudasculturasindigenas.org.br/

São Paulo, dezembro de 2023 – O Museu das Culturas Indígenas tem atrações gratuitas para visitantes de todas as idades, com uma programação que une lazer, iniciativas culturais e educativas. O MCI é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim. Confira a agenda cultural.

A programação do fim de semana começa com o encontro virtual Racismo contra populações indígenas, na sexta-feira (08/12), às 15h, no canal de YouTube do MCI. Casé Angatu expõe o racismo direcionado às populações indígenas presente em instituições brasileiras, resultado do processo de colonização e apagamento dos povos originários.

Casé é pesquisador, professor e indígena e morador da Terra Indígena Tupinambá de Olivença, em Ilhéus (BA). Autor de livros como “Nem tudo era italiano: São Paulo e pobreza, 1890-1915” (2006); “Identidades Urbana e Globalização – A formação dos múltiplos territórios em Guarulhos/SP” (2006). Participa da Cátedra Indígena-LEER/USP e do projeto Índios no Brasil.

O encontro integra a programação da Campanha Sonhar o Mundo, iniciativa da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo, por meio da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM) e do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), que articula diversas ações de atuação dos museus em respeito e defesa dos Direitos Humanos.

CELEBRAR A CULTURA

A beleza indígena é celebrada no Território Indígena do Jaraguá, no sábado (09/12). Em iniciativa própria, o território celebra a diversidade e modos de ser dos povos originários. A programação conta com danças, comidas típicas, coral, feira de artes, demonstração de arco e flecha, pintura corporal e desfile com vestimentas tradicionais.

O MCI vai disponibilizar transporte para o T.I. Jaraguá, com ponto de encontro e retorno no Museu. Serão 30 vagas, com saída prevista para às 09h30 e retorno às 15h30. A retirada de ingresso deve ser feita no site.

Diálogo entre gerações

Os Mestres de Saberes – indígenas do programa educativo do MCI – receberão o público idoso para uma visita guiada e roda de conversa, no sábado (09/12), às 11h. Natalício Karaí de Souza e Cláudio Verá mostrarão diferentes perspectivas indígenas sobre o envelhecer e o papel social do idoso em suas culturas. Os participantes ainda são convidados a aprender um pouco das danças, cantos ou fazeres manuais compartilhados pelos Mestres indígenas.

Campanha Sonhar o Mundo
Encontro virtual:  Racismo contra populações indígenas
Horário: às 15h
No YouTube do MCI: https://www.youtube.com/@museudasculturasindigenas

Dia da Beleza Indígena no Território Indígena do Jaraguá
Local: Território Indígena do Jaraguá (Rua Comendador José de Matos, 386 – Vila Jaraguá – São Paulo/SP)
Horário: às 9h no MCI
Transporte: Museu das Culturas Indígenas (R. Dona Germaine Burchard, 451 – Água Branca – São Paulo/SP)
Vagas limitadas com ingresso gratuito disponível no site

Diálogo de culturas e gerações: memórias e caminhos
Horário: às 11h
Entrada gratuita com retirada de ingresso no site

Sobre o MCI

Localizado na capital paulista, o Museu das Culturas Indígenas (MCI) é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari – Organização Social de Cultura, em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Aty Mirim.

Museu das Culturas Indígenas

Endereço: Rua Dona Germaine Burchard, 451, Água Branca – São Paulo/SP