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BOLETIM 03

MATERIAIS EDUCATIVOS NO MUSEU DAS CULTURAS INDÍGENAS

Os jogos e as brincadeiras são formas de a gente aprender de que maneira a gente tem que conviver junto, numa certa harmonia, […] porque tudo acaba virando um comprometimento de todo mundo.

Daniel Munduruku

Foto dos Materiais Educativos
Após um ciclo inicial de pesquisa com toda a equipe, os materiais educativos usados pelo NUTRAS (Núcleo de Transformação e Saberes) do Museu das Culturas Indígenas começaram a ser utilizados nas nossas atividades. Nesses materiais prezamos por concepções de educação indígena expressas na partilha e valorização de experiências sensíveis, pela participação ativa do público por meio da observação e interações, acessibilidade e pela ativação da reflexão e da memória.

Materiais artesanais

Foram adquiridos aproximadamente cem objetos indígenas, entre arco e flechas, cestos guaranis, esculturas Mbya de animais em madeira, um praiá Pankararu confeccionado em palha, zarabatanas e maracás da etnia Wassu-Cocal. As etnias de origem dos objetos adquiridos são as etnias dos mestres que compõem a equipe, de modo que cada um tenha à mão ferramentas educativas de sua própria cultura. Esses materiais relacionam-se às concepções tradicionais de educação indígena e aos interesses do público escolar em seus distintos segmentos, além disso, visa-se que sejam acessíveis para o público formado por pessoas com deficiência.

Parte do material artesanal do Núcleo de Transformação e Saberes.
Parte do material artesanal do Núcleo de Transformação e Saberes do MCI.

Jogos e brincadeiras

Os jogos são uma importante ferramenta de educação e mediação que um museu pode utilizar. O NUTRAS tem desenvolvido alguns jogos e recebeu doações de dois com temáticas indígenas. Um deles é o Jogo das Memórias Indígenas, produzido para o Sesc Bahia pela artista Mura Auá Mendes, designer do MCI. O segundo chama-se Quem é Ela?, e é composto por cartas em que figuram mulheres indígenas com trajetórias de resistência e informações sobre os biomas onde vive cada uma delas. Um dos jogos elaborados pela própria equipe foi o Caça às figuras (em guarani “mba’emo an rangá ja’eka“), a partir das pinturas e grafismos que cobrem a fachada e os muros do pátio do museu. Com uso durante as visitas em grupo, o objetivo é instigar o olhar e a atenção para as obras e o espaço externo. Outro material elaborado é um pequeno livreto que apresenta brincadeiras e jogos tradicionais indígenas, com instruções e ilustrações, e que também pode ser uma ferramenta para os educadores que visitam o MCI.

Foto jogos dos detalhes
Jogos dos detalhes, produzido pelo Núcleo de Transformação e Saberes do MCI
Foto do material sobre brincadeiras
Material sobre brincadeiras, produzido pelo Núcleo de Transformação e Saberes do MCI

Materiais de apoio para a equipe

Uma equipe educativa precisa constantemente pesquisar e repensar suas referências. Como material de apoio, utilizamos um mapa do Brasil em que constam as etnias indígenas presentes em cada estado da federação. Utilizamos como principal referência as informações do site Povos Indígenas no Brasil, do Instituto Socioambiental (ISA), com quem estamos construindo uma parceria para o uso de materiais, principalmente mapas que a ONG vem desenvolvendo ao longo de décadas. Com finalidade de dar suporte aos Mestres de Saberes, também foram criados pela equipe alguns cartões com fotos e informações sobre as obras expostas na fachada e no andar térreo do Museu, e sobre seus respectivos artistas e etnias.

Também foi produzido um material com imagens de aves da Mata Atlântica inspirado na nova exposição do MCI, inaugurada no dia 04 de junho: Nhe’ẽ ry – onde os espíritos se banham. Seu primeiro uso foi no evento Os Povos da Mata Atlântica: Diálogo com Mestres de Saberes, que ocorreu no Parque da Água Branca. O Mestre de Saberes Cláudio Verá Popyguá utilizou as cartas ilustradas para convidar os participantes a acionarem memórias visuais e auditivas. O mesmo acontece com o Mestre de Saberes que media a atividade, suas memórias são movimentadas e trazidas em forma de narrativa, contando sobre a relação dos Guarani Mbya com a mata e os seres que vivem nela.

Atividades de pesquisa e uso do material das aves da Mata Atlântica
Atividades de pesquisa e uso do material das aves da Mata Atlântica
Material de apoio com informações sobre obras da área externa do MCI
Material de apoio com informações sobre obras da área externa do MCI
Atividade de pintura coletiva baseada na reflexão sobre a floresta. Conteúdo é dirigido para a equipe de mestres e estagiários do NUTRAS
Atividade de pintura coletiva baseada na reflexão sobre a floresta. Conteúdo é dirigido para a equipe de mestres e estagiários do NUTRAS
Mapa indicando principais áreas indígenas em cada estado do Brasil
Mapa indicando principais áreas indígenas em cada estado do Brasil

O Núcleo de Transformação e Saberes também tem recebido doações de livros com temáticas indígenas de parceiros, como o SESC Piracicaba, além delicenciamentos para uso de vídeos indígenas da ONG Vídeo nas Aldeias e do SESC TV, dentre outros, como material educativo. Esperamos que o público possa compartilhar cada vez mais conosco a experiência de transformação com o uso desses materiais educativos.

REFERÊNCIAS

Instituto Socioambiental. Povos Indígenas no Brasil. Disponível em: https://pib.socioambiental.org/. Acesso em: 07 de jun. 2023.

Museu das Culturas Indígenas. Programa Educativo – Dezembro de 2022. ACAM Portinari: São paulo, 2022.

Museu das Culturas Indígenas. “Museu das Culturas Indígena estreia mostra sobre a Mata Atlântica; narrativa explora recursos sensoriais”. Disponível em: https://museudasculturasindigenas.org.br/museu-das-culturas-indigena-estreia-mostra-sobre-a-mata-atlantica-narrativa-explora-recursos-sensoriais/. Acesso em: 07 de jun. 2023.

Munduruku, Daniel. “Os Brincares Indígenas e o contexto escolar – Daniel Munduruku”. Sesc Piracicaba. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=W2uSlBKpZd8 . Acesso em: 07 de jun. 2023.

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