Férias na TAVA | Brincadeira da Arapuca, com Jaci Jaxuka Martins

27/01/2024, das 10h às 12h

gratuita, mediante inscrição antecipada

Garanta seu Ingresso

O ato de brincar na infância é importante, pois a criança exercita diversos aprendizados e convivências, desenvolvendo sua criatividade e sociabilidade. Mais do que uma simples recordação de infância, as brincadeiras têm impacto na elaboração de impressões vivenciadas, que auxiliam a criança na construção de sua própria identidade.

As brincadeiras indígenas carregam parte da cultura de cada povo, sendo, portanto, um elemento essencial para a perpetuação de seus conhecimentos, comportamentos, crenças e costumes. Estas atividades são integradas ao cotidiano das comunidades, sendo parte dos ciclos agrícolas, calendários festivos e religiosos. Em janeiro, o MCI recebe Jaci Jaxuka Martins para compartilhar com o público um desses jogos do povo Guarani Mbya: a brincadeira da arapuca.

De origem indígena, a “brincadeira da arapuca” tem o objetivo de capturar o objeto de outro participante montando uma armadilha, com o uso de um cesto, pedras e fibras de árvores.

Jaci Jaxuka Martins, indígena Guarani Mbya e liderança da Terra Indígena do Jaraguá, na Tekoa Ytu. Graduanda em Ciências Socioambientais, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), cursou Ciências Sociais (PUC-SP), é fundadora do evento Dia da Beleza Indígena e foi agente recreativa e, também, ambiental.

Sobre o Férias na TAVA

Ao longo do mês de janeiro de 2024, o Museu das Culturas Indígenas (MCI) promove uma série de atividades gratuitas, com jogos educativos, brincadeiras indígenas e oficinas, voltadas ao compartilhamento de experiências em famílias plurais. Públicos de todas as idades estão convidados a participar.