Ygapó Terra Firme
Para inauguração do Museu das Culturas Indígenas, o artista e curador Denilson Baniwa apresenta a exposição Ygapó: Terra Firme. Ocupando por seis meses dois andares do museu, a mostra é um convite para adentrarmos a floresta Amazônica por meio de experiências sensoriais.
Ygapó, do tupi antigo “raízes d´água” é um ecossistema formado nas mais antigas regiões geológicas da Terra, foram milhões de anos de evolução para que uma flora resistente pudesse enfrentar as condições de contínuas mudanças e de um terreno pobre em nutrientes. Quanto as águas descem o solo é coberto por uma densa camada de matéria orgânica fazendo um grande tapete na floresta. A intervenção humana como mineração, desmatamento, barragens hidrelétricas e incêndios são as maiores ameaças a esse ecossistema.
No primeiro andar da exposição (quinto andar do museu), a terra da floresta está firme. Nesta sala, somos convidados a tirar os sapatos e caminhar sobre as folhas da Mata Atlântica e entre o corpo de uma árvore partida ao meio. Árvore que foi derrubada pela invasão imobiliária na aldeia do Jaraguá, que simbolicamente nos evoca a luta pela terra. Para ativação do espaço pela força Jaraguá, acontecerão seis oficinas-performances com os artistas da mesma aldeia. Teremos oficinas-performances de escultura em madeira, criação de instrumento musical, cestarias, adereços e outros, sendo uma performance por mês ao longo de seis meses.
No segundo andar da exposição (sexto andar do museu), as águas inundam a floresta de Ygapó, a fim de tornar a recuperação da floresta ainda possível. Nesta sala, somos convidados a tirar os sapatos, molhar nossos pés na água doce e dançar ao som e a imagem da projeção de oito videoclipes. Kaê Guajajara, MC Wera, Os Guaranis, Brisa Flow, Katú Mirim, Djuena Tikuna, os cantos Huni kuin e Makuxi têm suas imagens projetadas na parede e refletidas nas águas do Ygapó. Enquanto isso, a música movimenta o espaço e nossos corpos.
Yagapó é a metáfora da resistência indígena que mesmo em constante ameaça externa, vem pela coletividade e compartilhamento de saberes tornar possível o vislumbre de uma futura existência. A dança, o canto, o fazer com as mãos e a conexão com as florestas são caminhos para a continuidade da cultura e da vida, mesmo que árvores caiam, sua matéria orgânica torna viável o nascimento de outras ainda mais fortes.
CURADOR
Denilson Baniwa
(Barcelos, AM, Brasil, 1984. Vive em Niterói, RJ, Brasil) é artista visual, curador, designer, ilustrador, comunicador e ativista dos direitos indígenas.
É reconhecido como um dos artistas contemporâneos mais importantes da atualidade por romper paradigmas e abrir caminhos ao protagonismo dos indígenas no território nacional.
Expôs seu trabalho em instituições como a Galeria de Arte da Universidade Federal Fluminense, 4º Festival Corpus Urbis (Oiapoque, AP), Centro Cultural Banco do Brasil, Pinacoteca de São Paulo, MASP, Centro Cultural São Paulo, Museu Afro Brasil Emanoel Araújo, Centro de Artes Hélio Oiticica, Museu de Arte do Rio (Rio de Janeiro, RJ), Bienal de Sydney (Austrália) e na Bienal de São Paulo.
Recebeu o Prêmio Pipa em 2019 e curou exposições no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, no Getty Museum (Los Angeles, EUA) e no Museu das Culturas Indígenas, onde concebeu uma das exposições inaugurais e contribui para a criação da identidade visual desta instituição.
OS ARTISTAS
PROGRAMAÇÃO CULTURAL: ATIVAÇÕES 2022 E 2023
FICHA TÉCNICA
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Tarcísio de Freitas
Governador
Felício Ramuth
Vice-Governador
Marilia Marton
Secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas
Marcelo Henrique de Assis
Secretário Executivo da Cultura, Economia e Indústria Criativas
Daniel Scheiblich Rodrigues
Chefe de Gabinete da Cultura, Economia e Indústria Criativas
Vanessa Costa Ribeiro
Coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico
Renata Cittadin
Diretora do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus
Denise dos Santos Parreira
Diretora do Núcleo de Apoio Administrativo
Kelly Rizzo Toledo Cunegundes
Diretora do Grupo de Preservação do Patrimônio Museológico
Equipe Técnica da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico
Angelita Soraia Fantagussi
Eleonora Maria Fincato Fleury
Fabiana Josefa da Silva Magalhães Araújo
Luana Gonçalves Viera da Silva
Marcia Pisaneschi Sorrentino
Marcos Antônio Nogueira da Silva
Mirian Midori Peres Yagui
Regiane Lima Justino
Roberta Martins Silva
Sofia Gonçalez
Tayna da Silva Rios
Thiago Brandão Xavier
ACAM PORTINARI – ORGANIZAÇÃO SOCIAL DE CULTURA
Sérgio Roberto Urbano
Presidente do Conselho Administrativo
Angelica Fabbri
Diretora Executiva
Luiz Antonio Bergamo
Diretor Administrativo Financeiro
INSTITUTO MARACÁ
Ailton Krenak
Carlos Papá
Cristine Takuá
Adriana Calabi
Augusto Canani
Sócios Fundadores
Adriana Calabi
Diretora Presidente
Cristine Takuá
Diretora de Articulação e Relacionamento
Davi Kopenawa
Siã Huni Kuin
Sandra Benites
Anna Dantes
Conselheiros
Isabela Zangrossi
Assistente Executiva
Andréia Duarte
Outra Margem – Coordenação Curatorial
MUSEU DAS CULTURAS INDÍGENAS – SÃO PAULO
Davidson Panis Kaseker
Gerente de Unidade
EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA “YGAPÓ: TERRA FIRME” 2022/2023
Denilson Baniwa
Artista e Curador
Paula Borghi
Assistente de Curadoria
Daniel Scandurra
Coordenação de Performances e Identidade Visual
Kaê Guajajara | MC Wera | Oz Guarani | Brisa Flow | Katú Mirim | Djuena Tikuna | Os Cantos Huni Kuin e Makuxi
Artistas da Sala de Projeção
Hugo Reis Ribas
Apoio Técnico
Candotti Cenografia
Produção e Montagem
EXPOSIÇÃO VIRTUAL “YGAPÓ: TERRA FIRME”
Coordenação
Davidson Kaseker
Pesquisa, Documentação e Textos
Carlos Papa
Cecília Gonçalves Gobbis
Charles Henrique Silva dos Santos
Leandro Karaí Mirim Pires Gonçalves
Imagens e Montagem do Tour Virtual
Vila 360º
Depoimento
Natalício Karai
Revisão
Cecília Gonçalves Gobbis
Leandro Karaí Mirim Pires Gonçalves
Davidson Panis Kaseker
Design
Auá Mendes
Fotos
Amanda Serafim Pankararu (Comunicação MCI)
Núcleo de Exposições e Programação Cultural (MCI)
Núcleo de Transformação e Saberes (Nutras MCI)
Gionorossi (Wikimedia Commons)
Música
“Venkatesananda”, de Jesse Gallagher
Programação Web
Inova House
Assessoria de Imprensa
Agência Galo
Núcleo de Comunicação e Desenvolvimento Institucional
Débora Roque Fifolato
Priscila Souza
Daniel Kuaray
Amanda Serafim Pankararu
Leandro Karaí Mirim Pires Gonçalves
Auá Mendes
Núcleo de Exposições e Programação Cultural
Clarice Josivânia da Silva | Supervisora de Projetos Culturais e Programação
Mateus Marques Tozelli | Assistente de Programação
Luisa Gomes da Mota de Souza | Assistente de Programação
Kauane Jacinta Silva | Estagiária
Núcleo de Pesquisa e Referência
Cecília Gonçalves Gobbis | Pesquisadora Documentalista
Charles Henrique Silva dos Santos | Estagiário
Núcleo de Transformação e Saberes – Nutras
Ana Carolina Estrela da Costa | Supervisora
Ana Carolina Beserra da Silva | Assistente de Formação
Leticia Yumi Shimoda | Assistente de Formação
Cecília Brancher de Oliveira | Educadora
Claudio Fernando da Silva Branco | Mestre dos Saberes
Ediele da Silva Nascimento | Mestra dos Saberes
Francisco Célio Tavares | Mestre dos Saberes
Kawakani Mehinako | Mestra dos Saberes
Natalicio Karai de Souza | Mestre dos Saberes
Sonia Barbosa de Souza | Mestra dos Saberes
Wagner Tserenhõ’õ Tseredzawê | Mestre dos Saberes
Weksilania Máximo Alves | Mestra dos Saberes
Yriwana Teluira Karajá | Mestra dos Saberes
Edney dos Santos Nascimento | Estagiário
Gabriel Augusto Vera Popygua da Silva Vilar Martim | Estagiário
Jeronimo Becheroni Perez | Estagiário
Joaquim Fernandes Martim Karai | Estagiário
Samara Cristina Pará Mirim de Oliveira | Estagiária
Núcleo de Administração
Denise Vieira dos Santos | Assistente Administrativo
Thais Soares Nobrega | Assistente Administrativo
Núcleo de Infraestrutura e Operações
Hugo Reis Ribas | Supervisor de Manutenção e Facilites
Gilson Militão de Souza | Oficial de Manutenção Predial
Diego Ferreira da Cruz | Ajudante de Manutenção
Jonatan Silva de Almeida Junior | Estagiário
AGRADECIMENTOS
Conselho Indígena Aty Mirim
Denilson Baniwa
Luísa Valentini