Inclusão social de povos originários na contemporaneidade norteiam programação de setembro no Museu das Culturas Indígenas
Debates, contação de histórias e exibições de documentários mostram visões decoloniais de povos indígenas; as atividades são gratuitas, com retirada de ingresso no site: https://museudasculturasindigenas.org.br/
Claudio Verá, mestre de saberes no MCI, mostrará a riqueza das tradições Guarani Mbyá. Foto: acervo MCI/Leandro Karaí Mirim
São Paulo, setembro de 2024 – Em setembro, o Museu das Culturas Indígenas (MCI) promoverá uma programação gratuita e diversificada povos indígenas na contemporaneidade. O MCI é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim.
Para celebrar o Dia Internacional da Mulher Indígena (05/09), o MCI apresentará o documentário Raízes Indígenas da Favela (2024), de Naia Vitória. O registro traz a história de indígenas nordestinos que vivem nas comunidades de São Paulo e suas trajetórias de fortalecimentos, resistências e diásporas. Após a exibição haverá um debate com Maria Pankararé, liderança e artesã do estado da Bahia.
Marcada para às 18h, a atividade é uma parceria entre o Estéticas da Periferia e a RUA Consultoria.
Narração de contos
No sábado (21/09), às 11h, o Coletivo Kanewí contará histórias dos diferentes povos Kariris, uma grande nação que abrange os Kariri-Xocó, Xukuru-Kariri, Kiriris, Kariris do Ceará, entre outros grupos, que ocupavam as vastas regiões do nordeste brasileiro no período pré-colonial.
Além das narrações tradicionais, o encontro conduzido por Awassury Fulkaxó e Júlia Maynã, compartilhará conhecimentos culturais indígenas e uma visão contemporânea dos povos originários.
Primavera dos Museus
A 18ª edição do evento realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) contará com o encontro Poesia, substantivo feminino – escrita e publicação de mulheres indígenas na contemporaneidade, que será transmitido online no YouTube do MCI em 25/09, às 15h.
Ellen Lima Wassu e Sony Ferseck conversarão com a mediação de Cecília Lara sobre poesia de autoras indígenas em seus aspectos formais e temáticos; e as relações entre inclusão e acesso ao mercado editorial. A circulação dessas publicações favorece a ampliação de vozes plurais, experiências e histórias tradicionais.
Na sede do MCI, em 28/09, às 10h, os convidados Emerson Guarani e Lucia Helena conversarão com Edcarlos (Carlinhos) Pankararu sobre o acesso de pessoas indígenas ao ensino superior e a profissionalização no mercado de trabalho. O diálogo buscará descolonizar imaginários, analisar a presença das populações originárias no cotidiano e a forma como foram retratadas ao longo da história brasileira, além de contextualizar questões que envolvem resistência.
Cineclube TAVA
Na edição de setembro do projeto, o MCI exibirá os documentários Tekoa Paranapuã Nhemboypy (2024), do Coletivo da Aldeia Paranapuã; e Arandu Nhembo’e – Em busca do saber (2015), de Alberto Alvares. Após as sessões, Pará Poty Franciele, Pará Poty Eliane e Werá Mirim Xunu Ronildo, do Coletivo da Aldeia Paranapuã, conversarão com os participantes sobre direção e produção audiovisual.
Temáticas indígenas na educação
Para fechar a programação de setembro, o MCI abordará o ensino intercultural em meio as brincadeiras tradicionais Guarani Mbyá. O encontro será conduzido por Claudio Vera, mestre de saberes no Museu e professor por dez anos de Língua Materna e Cultura Étnica.
O Encontro com educadores: temáticas indígenas na educação é um ciclo mensal que oferece oficinas e atividades para formação voltadas à abordagem das temáticas indígenas em escolas ou demais espaços de aprendizados. Há emissão de certificado de participação com carga horária de 2h.
SERVIÇO
Dia Internacional da Mulher Indígena | Raízes Indígenas da Favela
Data e horário: 05/09/2024, das 18h às 20h
Contação de Histórias MCI: Contos da Nação Kariri, com Coletivo Kanewí | Júlia Maynã e Awassury Fulkaxó
Data e horário: 21/09/2024, das 11h às 12h
18ª Primavera dos Museus | Poesia, substantivo feminino – escrita e publicação de mulheres indígenas na contemporaneidade
Data e horário: 25/09/2024, das 15h às 16h30
Cineclube TAVA: “Tekoa Paranapuã Nhemboypy” e “Arandu Nhembo’e – Em busca do saber”
Data e horário: 26/09/2024, das 18h às 20h
18ª Primavera dos Museus | Acessibilidade e Inclusão Social de Povos Indígenas
Data e horário: 28/09/2024, das 10h às 12h
Encontro com educadores: Brincadeiras Indígenas com Claudio Vera
Data e horário: 28/09/2024, das 14h às 16h
Todos as atividades são gratuitas com retirada de ingresso no site: https://museudasculturasindigenas.org.br/
Sobre o MCI
Localizado na capital paulista, o Museu das Culturas Indígenas (MCI) é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari – Organização Social de Cultura, em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Aty Mirim.
Museu das Culturas Indígenas
Endereço: Rua Dona Germaine Burchard, 451, Água Branca – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3873-1541
E-mail: contato@museudasculturasindigenas.org.br
Site: www.museudasculturasindigenas.org.br
Redes sociais
Instagram (@museudasculturasindigenas)
Facebook (/museudasculturasindigenas)
Twitter (@mcindigenas)
YouTube (@museudasculturasindigenas)
IMPRENSA
AGÊNCIA GALO
Assessoria de Imprensa – Museu das Culturas Indígenas
contato@agenciagalo.com
Laiz Sousa
(11) 98184-4575
laiz.sousa@agenciagalo.com
Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo
Assessoria de Imprensa
(11) 3339-8062 / (11) 3339-8585
imprensaculturasp@sp.gov.br
Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube