Programa de Formação para Educadores e Profissionais da Educação

O “Programa de Formação para Educadores e Profissionais da Educação” do Museu das Culturas Indígenas é uma iniciativa que visa promover a transformação educacional e fornecer subsídios para o cumprimento da Lei nº 11.645/2008. Este programa tem como objetivo central a integração de conteúdos e metodologias indígenas nas salas de aula, contribuindo para uma educação mais inclusiva e representativa das culturas indígenas brasileiras. As atividades principais incluem cursos, encontros com educadores, o Boletim para Educadores e a elaboração de materiais de apoio didático, todos voltados para a capacitação e enriquecimento do corpo docente.

Desde outubro de 2022, o Museu das Culturas Indígenas realiza atividades formativas mensais ministradas pelos mestres de saberes dentro do ciclo formativo intitulado “Encontro com Educadores: Temáticas Indígenas na Educação”. As atividades formativas são divididas em turmas que abordam diferentes temáticas ou são direcionadas para distintos níveis educacionais, como educação infantil e séries subsequentes. O objetivo dessas formações é proporcionar uma aproximação inicial com os universos indígenas, desfazendo visões preconceituosas e estereotipadas, além de ampliar o repertório teórico e prático dos educadores.

O Núcleo de Transformação e Saberes (NUTRAS), composto pelos setores educativo e de formação do MCI, é responsável por essas atividades. O NUTRAS tem como foco a transmissão e partilha de saberes e experiências entre educadores, mestres indígenas, artistas e a sociedade em geral. Professores e educadores são os principais interlocutores do NUTRAS, devido à percepção das lacunas no conhecimento sobre histórias e culturas indígenas na sociedade. Apesar da Lei nº 11.645 estar em vigor há 15 anos, ainda existe uma grande demanda para que educadores complementem sua formação, preenchendo essas lacunas.

O curso oferecido pelo MCI, com duração de 30 horas, é uma oportunidade de formação continuada para educadores e professores. Este curso segue o princípio fundamental do museu de garantir a presença e a voz das comunidades indígenas. Todas as aulas são mediadas por educadores, lideranças e mestres indígenas, que compartilham seus saberes tradicionais, estratégias educativas e visões de mundo. Assim, o programa não só contribui para a formação dos educadores, mas também promove o reconhecimento e a valorização das culturas indígenas, reforçando o compromisso do Museu das Culturas Indígenas com a educação inclusiva e diversa.