Encontro com Educadores: Temáticas Indígenas na educação

40 pessoas por turma/horário

Classificação:

Livre

Programação mensal realizada pelo Museu das Culturas Indígenas, o ciclo oferece oficinas e atividades para formação de educadores, voltadas à abordagem das temáticas indígenas em escolas ou demais espaços, em consonância com a Lei nº 11.645/2008, e orientações para visitação ao Museu.

A programação é oferecida em duas turmas, uma voltada para educadores que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental I e outra turma voltada para educadores que atuam com público de Ensino Fundamental II e Médio. No mês de junho, a Turma I (Educação Infantil e Ensino Fundamental I) abordará a temática da contação de história e brinquedos indígenas, mediada por Wagner Tserenhõ’õ Tseredzawê e Natalício Karaí de Souza; a Turma II (Ensino Fundamental II e ensino Médio) terá como tema os biomas e povos indígenas e será mediada por Cláudio Vera e Sônia Ara Mirim. As turmas também são abertas para a participação de educadores não formais e que trabalham com outros públicos. As atividades são conduzidas por Mestres de Saberes, educadores indígenas do MCI.

Wagner Tserenhõ’õ Tseredzawê é da etnia Xavante, nascido na aldeia São Marcos, em Barra do Garça (MT), viveu também na aldeia Nossa Senhora de Guadalupe e hoje reside em São Paulo. Os Xavante são reconhecidos pelo corte de franja e o uso de madeira na orelha e/ou adereços de gravata no pescoço. Já trabalhou com brinquedos e brincadeiras de herança cultural indígena e é Mestre de Saberes no Museu desde setembro de 2023.

Natalício Karaí de Souza é Guarani Mbya, nasceu no Paraná, na Aldeia Pinhal. Com 16 anos passou a morar na aldeia Tenondé Porã, em Parelheiros, na cidade de São Paulo, e há mais de 20 anos vive na Terra Indígena Jaraguá. É artesão, fazendo esculturas de animais em madeira. Em sua aldeia, é considerado xeramoi, um ancião e líder religioso. Gosta de falar sobre sua cultura, da espiritualidade e das tradições do seu povo, passando para os mais novos aquilo que aprendeu com seus mais velhos. É Mestre de Saberes no Museu desde julho de 2022.

Cláudio Vera é Guarani Mbya. Trabalhou por 10 anos como professor da rede pública, lecionando Língua Materna e Cultura Étnica na Terra Indígena Tenondé e Kurukutu, toca violão guarani e ravé, joga futebol, já viveu em diversos territórios indígenas pelo Brasil e passou por territórios indígenas pelo mundo. Traz conhecimentos sobre cosmovisão guarani, comidas, crenças, pássaros, flora. Desde setembro de 2022 atua no Museu como Mestre de Saberes.

Sônia Ara Mirim nasceu em São Paulo, sua mãe é do povo Xukuru Kariri. Em 1992, foi acolhida pelos Guarani Mbya na região de Parelheiros. É uma importante liderança feminina indígena e uma das referências na luta em defesa da Terra Indígena Jaraguá, além de atuar como brigadista florestal no combate das queimadas na região do Pico do Jaraguá, na zona noroeste de São Paulo, e é Mestra de Saberes no Museu desde julho de 2022.

Turma 1 | Educadores da Educação Infantil e Ensino Fundamental IContação de história e brinquedos indígenas
com Wagner Tserenhõ’õ Tseredzawê e Natalício Karaí de Souza
22/06/2024
Vagas: 40 pessoas

Turma 2 | Educadores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio – Biomas e povos indígenas
com Cláudio Vera e Sônia Ara Mirim
22/06/2024
Vagas: 40 pessoas

Observações:

• a inscrição pelo Sympla permanece disponível até às 17h do dia anterior à atividade ou esgotamento das vagas (o que acontecer primeiro);
  • ao adquirir mais de um ingresso, no campo “Informação do participante”, preencha com nome e e-mail correspondentes à pessoa que utilizará o ingresso;
  • com exceção de crianças de colo, com até 24 meses incompletos, todas as pessoas necessitam de ingresso, respeitando a quantidade de vagas disponíveis;
  • para sua comodidade, aconselhamos chegar com antecedência de 30 minutos do horário da atividade;
  • a entrada de crianças com até 11 anos só é permitida se acompanhada de uma pessoa responsável maior de 18 anos, que deverá estar sempre presente;
  • é proibida a circulação com bolsas grandes, mochilas ou sacolas nas áreas internas do Museu (3º ao 7º andar). Disponibilizamos guarda-volumes na Recepção, no térreo, com acesso limitado. Bolsas de amamentação ou bolsas com medicação são exceções permitidas.